Portugal acolhe grandes eventos mundiais no Pentatlo Moderno

0
3450

Eleita há 48 horas, a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno volta a organizar algumas das principais provas internacionais, com destaque para os Campeonatos da Europa de Biatle/Triatle Moderno, Campeonato da Europa Sub-19 e Qualificação Europeia para os Jogos Olímpicos da Juventude 2018

 A Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno vai organizar este ano, cinco das principais provas a nível mundial nos formatos competitivos que compõem a modalidade – Biatle/Triatle Moderno, Tetratlo Moderno, Pentatlo Moderno e Laser-Run.

Para além destes eventos, haverá ainda, três etapas do Laser-Run City Tour, competição também realizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Portugal surge assim pelo segundo ano consecutivo Portugal, na rota das provas mais importantes de Pentatlo Moderno a nível mundial. Esta situação é explicada pelo recém-reeleito Presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, Manuel Barroso, pelo crescimento sustentado que a modalidade está a ter no nosso país.

O aumento do número de praticantes em Portugal e o apuramento de atletas para os Jogos Olímpicos são, de resto, dois dos principais objetivos dos novos Corpos Sociais para o Triénio eleitos no passado dia 28 de Janeiro.

Dos objetivos traçados fazem ainda parte o aumento do número de praticantes da modalidade e das suas variantes; o aumento do número de clubes e de regiões envolvidas na prática da modalidade; a melhoria do nível desportivo e organizacional dos quadros competitivos; e o aumento do nível de competência técnica dos treinadores, proporcionando melhores condições de trabalho.

Neste último caso a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno considera também fundamental a criação dos chamados Coordenadores Regionais, a quem caberá a direção de projetos de âmbito regional e local e salienta o despontar do Laser-Run como uma “excelente oportunidade para levar algumas variantes do Pentatlo Moderno a um número cada vez maior de pessoas, colocando, se possível, famílias inteiras a correr e a praticar tiro laser”.

 Calendário das principais provas a disputar em Portugal este ano:

– 6 de Maio

Leiria International Trophy – Leiria

3 de Junho de 2017

UIPM Laser Run City Tour – Covilhã

– 14 a 16 de Julho de 2017

Campeonato da Europa de Biatle/Triatle Moderno – Setúbal

10 a 13 de Agosto 2017

Qualificativa Europeia para os Jogos Olímpicos Juventude 2018 – Caldas da Rainha

– 28 Agosto a 3 Setembro 2017

Campeonato da Europa Sub-19 – Caldas da Rainha

16 e 17 de Setembro 2017

UIPM Laser Run City Tour – Amadora

 

Deixar Resposta