Portugal estreará marchadora de 50 km na Taça da Europa

0
1113

Portugal apresentará nove marchadores na 13ª edição da Taça da Europa de Marcha, a ter lugar em Alytus (Lituânia), a 19 deste mês de maio, entre os quais mais uma especialista de 50 km, a benfiquista Mara Ribeiro, que se estreará na distância, depois de ter ganho os 35 km do Campeonato Nacional, em janeiro. Depois de Inês Henriques, que chegou a recordista mundial (4.05.56) e se apresentará como a principal favorita (apesar dos problemas físicos que a têm apoquentado), e da veterana Sandra Silva (5.07.10 este ano como melhor marca), será a vez de Mara Ribeiro se estrear na distância. Fez os 35 km em 3h 00m 56s, andamento que conduziria a um tempo de cerca de 4h 18m, que será naturalmente mais lento já que serão mais 15 km.

Portugal apresentará Inês Henriques e Mara Ribeiro na estreia da prova de 50 km na Taça da Europa. Será a 12ª presença de Inês na competição, na qual apenas João Vieira (12 presenças, todas em 20 km) tem mais atuações. Ele apresentar-se-á desta vez nos 50 km, enquanto os benfiquistas Miguel Carvalho e Miguel Rodrigues farão os 20 km, tal como Ana Cabecinha e Edna Barros (ambas do CO Pechão). Completarão a seleção, os juniores Ruben Santos (Sporting) e Joana Pontes (Leiria MA), que farão os 10 km.

Refira-se que o mínimo masculino para os 10 km desta (bem menos exigente) competição (45.50) é mais difícil do que aquele que a federação impõe para o Campeonato da Europa de Juniores (46 m). E a diferença, no setor feminino, também é mínima: 51-52m. Não faz qualquer sentido e o erro está nos mínimos fixados para o Europeu, muito mais acessíveis que os das outras provas.

Deixar Resposta