Portugal novamente ausente do Mundial de Meia-Maratona, este ano em… Espanha

0
1690

Tal como acontece desde 2010, Portugal estará ausente do Campeonato do Mundo de Meia-Maratona, a realizar no próximo dia 24, em Valência (Espanha). A Federação nem sequer incluiu a competição nos seus critérios de seleção de atletas para as competições internacionais desta época e a marcação do Campeonato de Portugal de corta-mato para a semana anterior (18 de março), mais tarde que habitualmente, era já um prenúncio desta decisão.

Competição realizada pela IAAF desde 1993, o Mundial de Meia-Maratona passou em 2010 a alternar com o Mundial de Corta-Mato, realizando-se agora de dois em dois anos. A superioridade dos países africanos (nomeadamente do Quénia) é grande e a última vitória coletiva europeia foi da formação feminina da Roménia, em 2005. Portugal brilhou em 1993, com triunfo individual de Conceição Ferreira e um terceiro lugar coletivo da seleção feminina. Muito bons, igualmente, os quartos lugares da seleção feminina em 1994 e da masculina em 1998. Portugal organizou a competição em 2003, em Vilamoura, mas, depois disso, apenas teve presenças solitárias de Dulce Félix (13ª) em 2008 e de Anália Rosa (18ª) em 2009.

Este ano, com o Mundial na vizinha Espanha, poder-se-ia admitir um regresso, mas tal não se verificará, até porque o interesse dos atletas pela competição parece ser nula, tanto mais que os prémios monetários são inatingíveis face à presença africana. Há dois anos, em Cardiff, classificaram-se quatro seleções europeias femininas (em 15) e cinco masculinas (em 14), com as melhores posições a pertencerem, respetivamente, à Itália (7ª) e Grã-Bretanha (4ª). Mo Farah, terceiro, foi a exceção europeia nos top’10 individuais.

Deixar Resposta