Qual a temperatura ideal para correr?

0
1798

Não é igual correr num dia de muito calor ou num com muito frio. Naturalmente que a preocupação com a temperatura é capaz de alterar a rotina de um corredor. Num dia de calor, ao fazer um treino longo, são muitos, aqueles, que optam por começar a correr bem cedo, pelas 6 ou 7 h da manhã. Em contrapartida no Inverno, o frio pode dificultar bastante o andamento da corrida. Mas, afinal, qual é a temperatura ideal para correr?

Segundo a ciência, a temperatura ideal para correr pode desagradar a quem gosta mais do calor. Investigadores franceses estudaram os resultados de seis maratonas (Paris, Londres, Berlim, Nova York, Boston e Chicago) entre 2001 e 2010. Eles cruzaram os dados de cerca de 1,8 milhão de classificados e apontaram que a temperatura ideal para correr é de 6,2º para os homens e 9,9º para as mulheres.

A investigação sugere que as mulheres são menos afetadas pelo calor durante o exercício. O motivo é o facto de terem menos massa muscular e, na maioria das situações, correm um pouco mais devagar, fazendo com que o aquecimento corporal seja menor.

Os mesmos investigadores franceses constataram que os corredores de elite, que completam os 42 km em pouco mais de duas horas, alcançam os seus melhores resultados em dias bem gelados, com o termómetro na casa dos 3,83º.

Temos que pensar que, durante uma corrida, a sensação térmica aumenta entre 5º e 15º. Mesmo que o termómetro não ultrapasse os 4º, para aqueles corredores muito rápidos, a sensação térmica é de quase 20º.

Já no ciclismo, a temperatura ideal para pedalar é um pouco mais alta: entre 12º e 21º. Como a velocidade do ciclista chega aos 40 km/h, a sensação de frio em cima da bicicleta é maior.

Deixar Resposta