Quando e como lavar os sapatos de corrida

0
210

Os corredores já sabem que antes de irem comprar um par de sapatos de corrida, devem fazer uma pesquisa sobre as melhores marcas, o estilo que mais gostam, o seu tipo de passada e claro, ver os preços.

Depois de comprados, é preciso ter uma série de cuidados para mantê-los bem conservados e garantir que eles não pedem as suas propriedades de amortecimento e estabilidade.

Há quem goste de ter os sapatos de corrida sempre “a brilhar”. Mas ao participarmos em trails, quantas vezes não ficamos com os sapatos cheios de barro e lama, mais com vontade de os mandar fora do que os lavar. Ou de levá-los à máquina de lavar. Neste caso, não faça isso. Os fabricantes alertam que isso faz mal à ‘saúde’ dos seus sapatos.

Lavar com frequência os sapatos estraga o seu tecido. Se a preocupação for estética, os sapatos vão durar menos tempo. A sujidade não interfere no desempenho nem no peso do ténis.

ténisMas se for imprescindível, depois de uma corrida longa na areia ou na lama, deve tirar os atacadores e a palmilha e lavar à mão com uma esponja e com sabão neutro, sem deixar de molho, com água à temperatura ambiente. Para secar, nada de pendurar na varanda. Deixe-os apoiados a secar à sombra. Nem pense em acelerar a secagem com a ajuda de um secador de cabelo, uma secadora ou mesmo do sol. Isso acaba deformando a sola e ressecando a espuma e a borracha do sapato.

Por exemplo, se corremos num dia chuvoso e os sapatos ficaram molhados, devemos deixá-los a secar num local ventilado e na posição horizontal.

O mais indicado mesmo é seguir as instruções de cada fabricante, que o vai orientar na melhor maneira de limpar os seus sapatos de corrida e conservá-los da melhor forma possível.

Para conservar ainda mais os ténis de corrida após cada treino, procure remover as palmilhas e deixe os sapatos num local ventilado, à sombra e com a sola para baixo.

Para quem treina logo cedo e vai depois direto para o trabalho, não deixe os seus ténis o dia todo na mochila. Deixe-os no carro ou em qualquer outro espaço, arejados de preferência, fora de qualquer saco de plástico.
Para quem treina regularmente, o ideal é ter dois pares de sapatos para correr, que tenham o mesmo tempo de uso, para alternar entre os treinos e permitir ao sapato recuperar as suas propriedades de amortecimento.

Truques caseiros para garantir os ténis limpos e sem odores

Para quem adora uma sola dos ténis de corrida bem branquinha, além de utilizar o sabão neutro com uma escova macia, há quem utilize uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco. Os dois ingredientes são conhecidos por limparem superfícies e têm qualidades antibacterianas, que removem as bactérias e os fungos que causam odores nos pés. Para essa mistura, vai precisar:

Ingredientes
– 1/2 chávena de vinagre branco (125 ml)
– 1/4 de chávena de bicarbonato de sódio (60 g)
– 1 escova de cerdas macias

Como fazer?
Misture o bicarbonato de sódio com o vinagre branco e aguarde que baixe a espuma que se forma. Em seguida, esfregue a mistura sobre a sola do ténis com a ajuda de uma escova macia. Deixe agir durante 30 minutos e enxague. A mesma mistura pode ser aplicada nas palmilhas dos sapatos, para evitar odores.

Deixar Resposta