A Federação Queniana de Atletismo (Athletics Kenya) anunciou que os atletas quenianos que desejem competir no Mundial de Tóquio que terá lugar entre 13 e 21 de setembro deste ano, terão de fazer três testes antidoping surpresa entre 29 de outubro de 2024 e 29 de agosto deste ano, além de atender aos requisitos mínimos usuais e aos processos de seleção internos. Dos três testes, um deve ser aprovado antes de 24 de maio. Se não atenderem a estas condições, os atletas serão excluídos.
A Federação Queniana divulgou ainda uma lista de até 444 atletas que têm hipóteses de competir no Campeonato Mundial e que estarão sob vigilância especial das autoridades antidoping do Quénia. Eles deverão ter os devidos cuidados ao preencherem os seus dados de localização diários no aplicativo ADAMS para poderem passar por testes surpresa.
Esta decisão da Federação Queniana prende-se com a credibilidade da modalidade no país, com quase 130 atletas suspensos por violar as regulamentações antidoping, muitos dos quais competem em provas de estrada internacionais e não representam a seleção nacional em competições internacionais.