A capital do Quénia, Nairóbi, foi escolhida para receber o Campeonato Mundial de Atletismo de 2029, superando as candidaturas de Londres, Roma e Munique para trazer o principal evento da modalidade para a África pela primeira vez. Munique, por sua vez, foi escolhida para receber a edição de 2031.
A decisão foi confirmada ontem na 242ª reunião do Conselho Mundial de Atletismo em Budapeste.
O Mundial disputar-se-á no Estádio Kasarani, com capacidade para 48.000 pessoas, que está a ser reconstruido como parte dos preparativos para o Campeonato Africano das Nações de 2027.
O Quénia chega como anfitrião com um extenso histórico recente na organização de eventos da World Athletics. O país recebeu o Campeonato Mundial de Corta-Mato em 2007, antes de receber o Campeonato Mundial Sub-18 em 2017 e o Campeonato Mundial Sub-20 em 2021. O Kip Keino Classic de Nairóbi é também presença constante no Circuito Continental Tour Gold da World Athletics desde o seu lançamento em 2020.
A altitude será um fator importante nas provas de resistência. O Estádio Kasarani está situado a 1.612 m acima do nível do mar, apenas um pouco menos do que os centros de treino em altitude, como Font Romeu, nos Pirinéus franceses.
Sebastian Coe reconheceu a força da concorrência para ambas as edições. “Tivemos a sorte de receber quatro candidaturas excelentes para 2029 e 2031, e esta não foi uma decisão fácil para o Conselho”, disse ele. “Nairóbi apresentou uma candidatura convincente e emocionante, e será histórico levar o Campeonato Mundial de Atletismo para a África pela primeira vez… Era importante que o Campeonato Mundial de Atletismo viesse para a África quando tivéssemos a sede certa, a candidatura certa e as circunstâncias certas. Nairóbi demonstrou enfaticamente que este é o seu momento.”
A candidatura bem-sucedida de Munique para 2031 fará com que o Campeonato seja realizado no Estádio Olímpico da cidade, que recebeu o Campeonato Europeu de grande sucesso em 2022, atraindo cerca de 267.000 espetadores.
O próximo Campeonato Mundial de Atletismo será realizado em Pequim, de 10 a 19 de setembro de 2027, com as edições de Nairóbi (2029) e Munique (2031) também programadas para setembro, em consonância com o objetivo da World Athletics de estruturar o calendário global de forma a encerrar a época com o Campeonato Mundial.

