Sara Moreira na Maratona de Valência com 19 mil participantes

0
1858

Disputa-se no próximo domingo a maratona de Valência que terá 19.000 participantes, entre eles a portuguesa Sara Moreira. Nestes últimos anos, Valência consolidou-se como uma das maratonas de referência do calendário internacional, que contribuiu para a obtenção da prestigiada “Golden Label” pela IAAF.

Um dos objetivos da Organização para domingo é a quebra do recorde do percurso que está em poder do queniano John Nzau Mwangangi desde 2015 com 2h06m13s. Para conseguir-se tal objetivo, a prova terá sete atletas com marcas abaixo do atual recorde. O mais destacado de todos eles é o queniano Emmanuel Mutai, medalha de prata do Campeonato do Mundo de Berlim 2009 e 6º homem mais rápido de todos os tempos com 2h03m13s. Outros nomes a merecer destaque são os também quenianos Sammy Kitwara (2h04m28s), Bernard Koech (2h04m53s), Evans Kiplagat Chebet (2h05m21s) e os etíopes Aberu Kuma Lema (2h05m56s) e Deribe Melka (2h05m58s).

Maratona valênciaEm femininos, a bielorussa Mazuronak Volha é a grande favorita, estando acreditada com um registo de 2h23m54s e que irá tentar bater o recorde da prova, na posse de Valary Jemeli Aiyabei desde o ano passado com 2h24m48s. A etíope Aberu Mekuria e Sara Moreira são outras atletas candidatas ao triunfo.

Além da prova principal, realiza-se uma prova de 10 km que terá 8.500 concorrentes, com alguns nomes ilustres como o campeão espanhol da distância em estrada, Juan Antonio Perez que conseguiu 28m47s em Maio último.

Prova teste para o Mundial de Meia Maratona

Esta edição da maratona e dos 10 km será também especial pois irão ser testados os procedimentos de organização que serão levados a cabo no Campeonato do Mundo de Meia Maratona que se disputará igualmente em Valência no próximo dia 24 de Março. A partida e a meta da maratona coincidirão com a do Campeonato do Mundo, tendo para o efeito, sido adaptados alguns procedimentos organizativos para coloca-los em prática no Mundial.

 

 

Deixar Resposta