O atual presidente da World Athletics, Sebastian Coe ficou encantado ao ver o seu compatriota Elliot Giles bater o seu recorde britânico dos 800m em pista coberta, com um resultado surpreendente que reacendeu o debate sobre os novos modelos de sapatos.
O tempo de Giles de 1.43,63 em Torun, na quarta-feira, superou não só o anterior recorde de Coe por mais de um segundo, estabelecido em 1982, como foi o segundo melhor tempo da história. Apenas o tricampeão mundial Wilson Kipketer, com o tempo de 1.42,67 em 1997, foi mais rápido em pista coberta.
“Ainda estou a tentar processar o que acabou de acontecer”, disse Giles. “Não acredito que acabei de correr na casa de 1m43s em pista coberta. Estou tão impressionado com tudo isto.
Giles, de 26 anos , nunca chegou a uma final num Campeonato Mundial ou em Jogos Olímpicos, tenho ganho apenas uma medalha de bronze no Europeu de 2016.
Giles correu com uns Nike Air Zoom Victory, que a empresa de sapatos considerou uma “mudança de paradigma completa no design de espigões de pista no meio fundo”.
Há quem considere que os novos sapatos são injustos para os atletas que correm com marcas rivais sem o mesmo avanço tecnológico. No entanto, Sebastian Coe disse: “Havia uma verdadeira escassez de talentos, mas isto mostra que a Grã-Bretanha voltou a ter uma safra de corredores de meio fundo realmente empolgantes”.
“Estou a ser lentamente expurgado da história, o que é uma coisa boa. Isso mostra que estamos a progredir e estou absolutamente encantado por Elliot. Foi uma ótima corrida”.
Coe ainda detém o recorde britânico dos 800 e 1.000 m ao ar livre, disse que estava “bastante calmo” com os novos sapatos revolucionários. Joshua Cheptegei e Letesenbet Gidey bateram os recordes mundiais dos 10.000 m masculinos e dos 5.000 m femininos com uma hora de diferença, em Outubro passado, correndo com sapatos Nike ZoomX Dragonfly. Mo Farah e Sifan Hassan também bateram o recorde mundial da hora correndo no Outono com uns Nike super-rápidos.