Sebastian Coe é finalmente membro do Comité Olímpico Internacional

0
215

Sebastian Coe, presidente da World Athletics, passou a ser membro do COI após a 136ª sessão de ontem realizada em videoconferência.

Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e bicampeão olímpico dos 1.500 m (1980 e 1984), Coe esperou cinco anos depois de ter assumido o lugar de presidente da World Athletics. A razão desta espera teve a ver com o risco de conflito de interesses com a sociedade de marketing CSM onde ele era presidente executivo.

Depois de ter regularizado esta situação (ele é agora presidente não executivo), o britânico assumiu o seu lugar no COI após uma votação em que teve 77 votos a favor e oito contra.

Entre os novos membros do COI eleitos ontem, figura também a antiga presidente croata Kolinda Grabar-Kitarovic. O australiano John Coates que é o presidente da Comissão de Coordenação dos Jogos de Tóquio, assumiu o lugar de vice-presidente do COI.

A sessão ratificou por unanimidade a decisão tomada na passada pela quarta-feira pela Comissão Executiva do COI em adiar para 2026, os Jogos Olímpicos da Juventude de Dakar, inicialmente previstos para 2022.

Deixar Resposta