Sebastian Coe, presidente da World Athletics,encorajou Budapeste a concorrer aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e elogiou o polémico primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
Há quem pense que a Hungria poderá reacender o seu interesse em organizar os Jogos Olímpicos pela primeira vez em 2036, embora por agora, o Governo afirme que não se comprometeu oficialmente com tal hipótese.
Anteriormente, a Hungria fracassou nas candidaturas de 1916, 1920, 1936 e 1960, e uma proposta para 2024 foi eliminada depois da organização cívica Momentum Movement ter conseguido assinaturas suficientes para um referendo dos residentes de Budapeste.
Coe, também membro do Comité Olímpico Internacional (COI), expressou a sua crença de que Budapeste seria um forte candidato para receber a edição de 2036.
“Posso falar em nome do atletismo”, disse Coe. “É claro que vimos a mais alta qualidade de desempenho e entrega no atletismo, e esta é uma cidade ambiciosa e um país ambicioso. Não tenho motivos para duvidar que eles apresentariam uma proposta muito credível se fosse considerada através do atual processo de candidatura do Comité Olímpico Internacional.
“Eu encorajá-los-ia.”
Há pelo menos, dez países estão interessados em receber os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2036.
O presidente do COI, Thomas Bach, esteve em Budapeste para acompanhar o Campeonato Mundial e manteve uma reunião de três horas com Orbán durante a sua visita.
O COI informou que discutiu “a contribuição da Hungria para o desporto mundial, os próximos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e a atual situação geopolítica”.
Mais de 400 mil bilhetes terão sido vendidos no Mundial de Budapeste, e foram relatados números de audiência televisiva de mais de um bilião de pessoas.
“Se vamos a um país, é sempre muito sensato encontrar ou escolher um primeiro-ministro que realmente goste de desporto, e em Viktor Orbán, não poderíamos ter tido mais apoio, tanto a nível local como nacional.” Coe disse.
Coe revelou que ocorreram discussões com o governo húngaro e o Instituto do Desporto para criar um centro permanente de excelência para treinadores da World Athletics no Centro Nacional de Atletismo.