Seis portugueses mas só equipa masculina no Mundial de Meia-Maratona

1
187

Portugal estará representado por seis atletas no Campeonato do Mundo de Meia-Maratona que se realizará a 17 de outubro, em Gdynia, na Polónia, sendo quatro masculinos e dois femininos, o que significa que só eles formarão equipa (mínimo: três atletas). 

As melhores fundistas nacionais de momento, Salomé Rocha e Catarina Ribeiro, não foram convocadas, já que correrão a Maratona de Londres a 4 de outubro. Regressadas de problemas físicos, que as limitaram ao longo da época, as sportinguistas Sara Moreira e Jéssica Augusto são as atletas convocadas.

No setor masculino estarão os quatro primeiros do Nacional de Estrada realizado em janeiro, na distância de 10 km: Samuel Barata (Benfica), Luís Saraiva (SC Braga), Rui Pinto (Benfica) e Nuno Lopes (individual). No entanto, o que terá sido determinante na seleção destes atletas é o facto de Samuel Barata se ter apresentado em muito boa forma nas recentes provas de pista e os três restantes terem tido as melhores prestações nacionais na meia-maratona este ano: Rui Pinto gastou 1h 03m07s em Barcelona (foi 21º); Luís Saraiva ganhou em Viana do Castelo com 1.04.54; e Nuno Lopes gastou 1.05.11 em Barcelona (foi 53º).

Os atletas serão acompanhados pelo técnico nacional de meio-fundo, António Sousa, e ainda pelo treinador Paulo Colaço. 

A competição realiza-se atualmente de dois em dois anos e Portugal esteve presente pela última vez em 2009. Conceição Ferreira foi campeã em 1993, ano em que a seleção feminina foi ao pódio (3º lugar). No setor masculino, as melhores classificações pertenceram a Eduardo Henriques, 5º em 1999, e à seleção, 4ª em 1998.

 

1 Comentário

Deixar Resposta