Sementes de abóbora: sua importância para a saúde e como consumi-las

0
827

Sabe-se que a abóbora é um vegetal muito nutritivo, rico em carotenoides e antioxidantes. Mas e as suas sementes?

Além das propriedades encontradas no fruto, essa importante parte da abóbora é normalmente mandada fora: as sementes são extremamente nutritivas, e um dos alimentos mais ricos em fibras já investigados.

Propriedades da Semente de Abóbora

  • Excelente fonte de fibras, as sementes de abóbora são um excelente auxiliar na regularização do trânsito intestinal.
  • Abundante em triptofano. Este aminoácido converte-se em serotonina no seu corpo, garantindo bom humor e uma boa noite de sono.
  • Rica em magnésio. Este mineral é um relaxante natural, importante para o bom funcionamento do coração.
  • Possui elevados níveis de proteínas. Essencial para a saúde, é especialmente útil para quem deseja ganhar massa muscular.
  • Elevada presença de zinco. Este mineral reforça o sistema imunológico e também protege a  próstata.
  • Excelente fonte de ferro. Fornece energia ao seu corpo e colabora decisivamente na formação do sangue, facilitando o prolongar de uma vida saudável.
  • Incluem compostos de fitoesterol. Estes esteróis são importantes na redução dos níveis de colesterol. No universo das nozes e sementes, as sementes de abóbora possuem a segunda maior concentração de esteróis, logo após as sementes de girassol e dos pistaches.

Semente de Abóbora para a pele e cabelos

Rica em vitamina E (vitamina com reconhecida ação antioxidante), o consumo diário desta semente pode ser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce, não só da pele como das todas as células do organismo. A vitamina A contida na semente também ajuda na saúde da pele.

O óleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna como externamente, auxilia no tratamento da queda do cabelo, quando combate o DHT (DiHidroTestosterona) - que é o hormónio que penetra nos recetores dos folículos pilosos, iniciando um processo de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Como consumir a semente de abóbora?

Podemos encontrar a semente de abóbora de duas formas: com casca (a branca) e sem casca (a verde). Prefira comprar a semente sem casca e crua. Pode encontrá-la em casas de produtos naturais.

  • Inclua as sementes aos legumes ou saladas verdes
  • Pode incluir na sua salada de frutas.
  • Triture as sementes e enriqueça a sua sopa.
  • Prepare um molho de salada: triture no liquidificador, semente de abóbora, salsa ou coentro, uma gema de ovo cozido e azeite.
  • Pode também tostar na frigideira com azeite e sal e comer pura.

Óleo de Semente de Abóbora

O óleo da semente da abóbora é prensado a frio e tem um sabor forte de noz. Ele  não deve ser aquecido a altas temperaturas para assim manter os seus nutrientes. O óleo de semente de abóbora é cheio de antioxidantes, como a vitamina A, vitamina E, e zeaxantina. Possui também proteínas e ácidos gordurosos, rica em cucurbitacina uma substância que tem propriedades anti-inflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.

Assim como a semente pura, auxilia no tratamento da queda do cabelo, combatendo o DHT. Nesse caso, pode usar o óleo diretamente no couro cabeludo. Pode ser usado também na pele para hidratar e nutrir.

É fonte de gorduras insaturadas (ómega 6 e ómega 9), que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares (mas cuidado com o desequilíbrio com o ómega 3)   Quando usado adequadamente, o seu consumo auxilia na redução do colesterol e triglicéridos.

 

Deixar Resposta