A jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, campeã olímpica e mundial, vai iniciar a sua época ao ar livre no Botswana Golden Grand Prix, segundo meeting do World Athletics Continental Tour Gold que se disputa em Gaborone, em 29 de abril.
Fraser-Pryce correu os 100 m em 10,67 na sua primeira prova de 2022, no Kip Keino Classic em Nairobi, também um evento Continental Tour Gold. Foi então o início de uma grande época que culminou no quinto título mundial dos 100 m em Eugene. Este ano, ela pretende adicionar outra medalha de ouro ao seu currículo no Campeonato Mundial de Budapeste.
Farão companhia a Fraser-Pryce em Botswana, os sprinters Kirani James e Ferdinand Omanyala, respetivamente nos 400 m e 100 m.
James, de Granada, conquistou a medalha de prata nos 400 m em Eugene do ano passado, depois de ter ganho o ouro em 2011 e o bronze em 2015.
Em 2022, o queniano Omanyala conquistou nos 100 m, os títulos dos Jogos da Commonwealth e dos Jogos Africanos.
O World Athletics Continental Tour deste ano oferece o maior calendário até agora e inclui 14 eventos de nível Ouro espalhados por cinco continentes. A ação começou em Melbourne, na Austrália, no dia 23 de fevereiro e vai até setembro, em Zagreb, nos dias 8 a 10 de setembro.
Outros atletas já anunciados para eventos do Tour incluem Armand Duplantis para o Ostrava Golden Spike em 27 de junho, e Femke Bol e Lieke Klaver para os FBK Games em 4 de junho.