O Comité Organizador dos JO de Tóquio e os Comités Olímpicos e Paraolímpicos Internacionais publicaram na quarta-feira o primeiro dos seus “playbooks” (guias práticos) sobre as regras que serão impostas aos diversos interessados durante os Jogos de Tóquio.
O primeiro documento agora publicado diz respeito às federações internacionais. Seguir-se-ão outros nos próximos dias destinados a atletas, jornalistas e equipas de produção de televisão. Essas medidas serão atualizadas em Abril e Junho.
Ainda sem uma decisão sobre os espetadores
Para o staff das federações internacionais, a viagem ao Japão começará 14 dias antes da partida. Os representantes das federações terão, assim, que recorrer a um aplicativo e registar os dados diários da sua saúde. Eles terão de fazer um teste PCR 72 horas antes da partida e preparar um plano das atividades que planeiam ter no Japão e uma lista de pessoas com quem esperam ter contatos diretos durante os Jogos.
Uma vez lá, terão que se submeter a um novo teste à chegada e terão que restringir a sua atividade: sem fazer turismo ou visitar restaurantes, só podem sair do alojamento para ir a locais autorizados. Uma medição de temperatura será feita nos locais de competição. Quem tiver uma temperatura superior a 37,5 graus, não terá acesso ao local. Os testes da Covid serão realizados regularmente no local.
O diretor dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi, também esclareceu que ainda não foi tomada uma decisão até ao momento relativamente ao número de espectadores e à presença de estrangeiros nos Jogos. A decisão deverá ser tomada na Primavera.