Transferências não alteram relação de forças (texto atualizado)

2
2393
  • Benfica (masculinos) e Sporting (femininos) continuarão a dominar na pista; Sporting mais à vontade no corta-mato

Terminado o período de transferências e mesmo sem serem ainda todas conhecidas, pode dizer-se que a relação de forças entre as principais equipas do Benfica e do Sporting não se alteraram: o Benfica continuará a dominar no setor masculino com relativa vantagem; o Sporting manterá larga supremacia no feminino, embora os encarnados se tenham reforçado um pouco. Já no corta-mato o Sporting, apesar de ter uma equipa veterana, estará mais à vontade, face à escassez de elementos da formação do Benfica, que mantém os melhores (Rui Pinto, Samuel Barata, André Pereira) mas não tem segundas linhas.

O ingresso do saltador Tiago Pereira (ex-Benfica) no Sporting, embora há muito conhecido, terá sido a mais relevante transferência da época, pois é um dos candidatos à vitória no salto em altura. De resto, em termos de principais equipas masculinas, nada de muito relevante muda. O regresso do decatlonista Samuel Remédios (ex-J. Vidigalense) ao Benfica não será relevante em termos de campeonato de clubes, embora seja uma figura importante a nível nacional.

Já o Sporting, para além de Tiago Pereira, recebeu do Benfica Eduardo Mbengani (mais importante no corta-mato) e o meio-fundista Hugo Ganchas e da J. Vidigalense Pedro Bernardo, útil para os 4×100 m.

No setor feminino, a superioridade do Sporting continua enorme e a barreirista Juliana Guerreiro (ex-C Bf Faro) e a velocista Beatriz Andrade (ex-Torreense) são apostas de futuro. Já o Benfica, que na época passada perdera várias atletas e só foi segundo à tangente (caindo para quarto na pista coberta), recuperou Lecabela Quaresma (ex-J. Vidigalense), recebeu a pesista Eliana Bandeira (idem) e reforçou-se ainda com a velocista Catarina Lourenço e a barreirista e saltadora Fatoumatta Balde (ambas ex-F. Salesianos) e a meio-fundista Carla Reis (ex-J. Vidigalense), perdendo a já veterana saltadora cubana Yariadmis Arguelles, que ingressou no Sporting.

No corta-mato (e estrada) é que pode haver novidade, no setor masculino, já que o Benfica prescindiu de dois dos quatro elementos que fizeram parte da sua equipa que pontuou no Nacional da época passada: Eduardo Mbengani (8º), que regressou ao Sporting, e Ricardo Ribas (11º), que passou a representar o SC Braga, para além de Hermano Ferreira (na Escola de Atletismo de Coimbra). Quem acompanhará Rui Pinto, Samuel Barata e André Pereira? No setor feminino, a superioridade do Sporting só não é total porque o Benfica ainda tem Dulce Félix… Mas Silvana Dias ingressou no SC Braga.

Grandes movimentações houve nas camadas jovens, com destaque para as transferências dos campeões nacionais juvenis de corta-mato Etson Barros (ex-CO Pechão) para o Benfica e Bárbara Neiva (ex-Almada e Fig.) para o Sporting.

OUTRAS ASSOCIAÇÕES

ALGARVE: A equipa da Casa do Benfica de Faro reforçou-se bem, recebendo do Benfica o barreirista André Sá (3º do ano nos 400 m barreiras), o saltador Danilo Almeida e os lançadores João Matias e Sara Firmino e, do Srª Desterro, o barreirista Marco Ribeiro. Saiu o lançador Catalin Bivol, para o Benfica. O saltador em altura (2,02) júnior Gerson Baldé (ex-AA Bela Vista) ingressou no Sporting. A nível interno, mais de uma vintena de atletas trocaram o Núcleo Sportinguista pela Casa do Benfica de Faro.

AVEIRO: Notas principais para os ingressos dos ex-benfiquistas João Fernandes (dardo) no Campismo, Duarte Vidais (400/800 m) no NA Cucujães e Juliana Rei (lançadora) na ADRE Palhaça e do ex-sportinguista Tiago Boucela (altura) no Grecas. A jovem revelação Omar Elkhatib, velocista ainda júnior (ex-CA Oliveira do Bairro) ingressou no Sporting e a veterana Clarisse Cruz correrá pelo Grecas.

BRAGA: Destaque para os reforços do SC Braga – Ricardo Ribas, Davide Silva, Sónia Ferreira, Silvana Dias e a marchadora Daniela Cardoso, “desaparecida” há duas épocas depois de ter estado nos Jogos do Rio de Janeiro’2016.  Mas a equipa perdeu a heptatlonista Rafaela Vitorino e a velocista Tatiana Rosário (agora no GA Fátima).

COIMBRA: Mais de oitenta transferências, com a UC Eirense (17) e a Escola de Atletismo de Coimbra (15) como principais destinos. Destaque para o ingresso de Hermano Ferreira nesta equipa.

ÉVORA: Destaque para o ingresso no Benfica de Filipe Fialho (ex-GD Diana), vice-campeão nacional sub’23 de 5000 m.

SANTARÉM: Nada menos de 20 das 33 transferências foram de atletas veteranos. Destaque para o ingresso da heptatlonista Rafael Vitorino e da velocista Tatiana Rosário (ambas ex-SC Braga) no GA Fátima.

AS TRANSFERÊNCIAS PARA AS PRINCIPAIS EQUIPAS
(indicam-se, sucessivamente, nome, especialidade, escalão etário e anterior clube)
Para o SPORTING CP:
Pedro Bernardo velocidade sen. J. Vidigalense
Tomás Gonçalves velocidade jun. AA Ch Caparica
Omar Elkhatib* velocidade jun. CA Oliv. Bairro
Rui Corvelo velocidade jun. AJ Estremoz
Pedro Matos velocidade jun. CCD Ribeirão
Hugo Ganchas meio-fundo sen. Benfica
Jorge Pereira meio-fundo jun. C Bf Paredes
Eduardo Mbengani fundo sen. Benfica
Tiago Pereira saltos sen. Benfica
Gerson Baldé altura jun. C Bf Faro
Carlos Pitra vara jun. AD Novas Luzes
Rodolfo Garcia peso/disco sen. Benfica
Tomás Coelho martelo/disco jun. Quintajense FC
Rúben Antunes martelo sen. J. Vidigalense
Yariadmis Argueles** velocidade sen. Benfica
Beatriz Andrade velocidade jun. SCU Torreense
Mª João Barbosa velocidade jun. CCD Ribeirão
Bárbara Neiva meio-fundo jun. Almada Fig.
Juliana Guerreiro 400 m bar. jun. C Bf Faro
Bárbara Mota vara jun. SC Braga
Para o SL BENFICA:
Samuel Remédios decatlo sen. J. Vidigalense
Jorge Colaço 400 m sen. C Bf Faro
Etson Barros meio-fundo jun. CO Pechão
Francisco Barreto altura sen. Sporting
Lecabela Quaresma heptatlo sen. J. Vidigalense
Catarina Lourenço velocidade jun. F. Salesianos
Fatoumatta Balde*** barreiras/comp. jun. F. Salesianos
Carla Reis meio-fundo sen. J. Vidigalense
Eliana Bandeira peso/disco sen. J. Vidigalense
Para o SC BRAGA:
Ricardo Ribas fundo sen. Benfica
Davide Silva fundo sen. Campismo SJM
Sónia Ferreira meio-fundo sen. UD Várzea
Silvana Dias fundo sen. Benfica
Daniela Cardoso marcha sen. Individual
* atleta são-tomense; ** atleta cubana; *** atleta guineense

2 Comentários

  1. Num forum foi comentado que não é a Fatoumatta Dialló ( Pechão ) que ingressa no Benfica mas sim a Fatoumatta Baldé ( Salesianos ). Num jornal desportivo aparece que Nuno Lopes passa a individual. Alguém consegue confirmar isto?

Deixar Resposta