O técnico suíço Laurent Meuwly, que treina a neerlandesa Femke Bol, recebeu o Coaching Achievement Award, sendo o primeiro vencedor do World Athletics Awards 2023.
Meuwly dedicou quase três décadas a orientar atletas, tendo começado a treinar com apenas 18 anos. Ele é agora o responsável de corrida, barreiras e estafetas nos Países Baixos.
Em 2023, Meuwly não só ajudou a guiar Femke Bol ao seu título mundial, como o seu trabalho fez com que a atleta melhorasse o seu recorde europeu dos 400 m barreiras para 51,45s, o terceiro desempenho mundial mais rápido de sempre, apenas atrás dos desempenhos de 50,68 e 51,41 alcançados pela recordista mundial Sydney McLaughlin-Levrone em 2022.
Ainda em 2023, Femke Bol bateu o recorde mundial dos 400 m em pista coberta com 49,26 no Campeonato Nacional disputado em Apeldoorn, em fevereiro, melhorando o recorde mundial que já durava há 41 anos.
Ela obteve ainda a melhor marca mundial dos 500 m em pista coberta com 1.05,63 em Boston e encerrou a sua época na pista coberta conquistando duas medalhas de ouro nos 400 m e na estafeta 4×400 m do Campeonato Europeu.
Treinada por Meuwly, Lieke Klaver também conquistou a prata europeia nos 400 m em pista coberta, enquanto a estafeta masculina nacional dos 4×400 m garantiu o bronze em Istambul.
Além da conquista do título mundial de Femke Bol, Meuwly levou o mesmo quarteto feminino de 4×400 m a conquistar o ouro e bater outro recorde nacional no Mundial de Budapeste.
Antes de ter sido contratado pela federação neerlandesa, Meuwly foi técnico principal de corrida, barreiras e estafetas na Suíça. Ele continua a trabalhar com a sprinter suíça Ajla Del Ponte, campeã europeia dos 60 m em pista coberta em 2021. Treinou também Lea Sprunger, recordista suíça dos 400 m e 400 m barreiras.
Além do seu impacto na orientação de alguns dos melhores atletas do mundo, Meuwly também publicou vários artigos e foi palestrante principal em muitos eventos de treino, nacional e internacionalmente.
“Sinto-me muito honrado em receber este prémio especial e dedico-o a todas as pessoas que ao longo destes 30 anos, têm trabalhado comigo, auxiliando-me e apoiando-me, e também, claro, a todos os atletas que tive a oportunidade de trabalhar”, disse Meuwly, que recebeu o seu prémio de Femke Bol num centro de treinos na África do Sul.
O Coaching Achievement Award foi a primeira das homenagens celebradas como parte do World Athletics Awards 2023. Nos próximos dias, teremos mais nomeações, antes da divulgação dos Atletas Mundiais do Ano e das Estrelas em Ascensão, na segunda-feira, 11 de dezembro.