Treinar em grupo pode ajudar na corrida

0
1513

A corrida é um desporto individual mas tal não implica que o corredor tenha de praticar sozinho. Pelo contrário. Treinar em grupo pode trazer muitos benefícios para os corredores, especialmente para quem se inicia na modalidade. Entre eles, estão o aumento da motivação e da disciplina para os treinos e provas.

Um dos grandes benefícios de participar num grupo de corrida ou treino, é assumir o compromisso. Quando o ‘encontro’ para o treino não é só com o corredor, é muito mais difícil desistir. Outro, é a oportunidade de correr ao lado de atletas mais experientes para se inspirar e aprender.

Correr em grupo faz com que os atletas criem uma motivação extra. Primeiro, porque torna-se mais fácil manter uma disciplina. O tempo nas atividades coletivas, muitas vezes, parece que passa mais rápido. Tornam-se mais leves, agradáveis e confortáveis.

Essa lógica funciona especialmente para os atletas que ainda não inseriram a corrida de forma definitiva no seu estilo de vida. Quando o fazem, eles começam a ser referências para os mais novos acabados de chegar, o que também pode servir de motivação.

Os membros mais velhos passam a motivar os colegas a comparecerem nos treinos, mesmo em dias frios e chuvosos.

Os atletas mais experientes podem usar essa experiência para os treinos longos, em que a conversa com um amigo e parceiro de treino, ajuda a quebrar a possível monotonia dos muitos quilómetros percorridos Esta situação já se verifica no nosso país com vários clubes populares que têm dezenas de atletas a treinarem para as maratonas.

Deixar Resposta