São cada vez em maior número, as provas internacionais com a participação de milhares corredores oriundos de muitos países, com destaque para as maratonas.
Segue um alerta de Álvaro Razuk para quem participa nessas provas.
Previna-se de TROMBOEMBOLISMO VENOSO. E do que se trata?
A trombose venosa profunda (TVP) é a formação de trombos (coágulos) nas nossas veias das pernas, coxas e que podem deslocar-se e alojar-se nos pulmões. Podem causar um quadro clínico grave e às vezes, fatal.
Algumas pessoas têm predisposição genética para desenvolver trombos. Outros, têm fatores de risco, como obesidade, uso de contracetivos e tabagismo.
Mas o que isto tem a ver com os corredores saudáveis?
As viagens de avião, de longas distâncias, são fatores de risco, pois a pressurização da cabine do avião aumenta este risco. Além disso, o ar seco da cabine do avião favorece a desidratação.
A desidratação deixa o sangue mais espesso (grosso) e facilita a formação de coágulos. Esse risco aumenta, ficando sentado ou imóvel durante várias horas no avião, diminuindo o fluxo sanguíneo pelas veias (estase sanguínea).
Nos corredores fundistas, a desidratação é mais frequente. Além disso, os treinos longos e a prova (maratona) causam inflamação e micro lesões musculares que aumentam o risco de formação de coágulos.
Os indivíduos que participam em atividades desportivas extenuantes, como os maratonistas, ativam o sistema de coagulação, e podem ter a frequência cardíaca mais baixa em comparação com os indivíduos normais, portanto a estase é mais pronunciada nesses indivíduos.
Durante as viagens aéreas após uma competição, tanto a desidratação como a ingestão muscular de glicogénio contribuem para a diminuição da viscosidade sanguínea. Estes também aumentam o risco de trombose.
Os contracetivos orais e medicamentos hormonais são frequentemente utilizados por atletas femininas para modificar os seus ciclos menstruais de acordo com as datas pré-definidas das competições. Esses medicamentos, aumentam em geral, o risco de TVP. Os esteróides anabolizantes tomados para fins de doping podem causar TVP e Embolia Pulmonar (EP), particularmente em atletas com tendência genética. Além disso, o uso ilegal de eritropoietina, na tentativa de melhorar o desempenho, predisporia ao desenvolvimento de trombos, aumentando a viscosidade do sangue.
A presença de veias varicosas nas extremidades inferiores, principalmente quando associadas à função valvar prejudicada, aumenta o risco de TVP.
Um risco maior para aqueles que fazem a prova de manhã e entram no avião à noite!
PREVENÇÃO:
- Hidrata-se bastante, antes durante e após a viagem. O ideal é consumir 30 ml de água por quilograma de peso corporal.
- Levante-se durante o voo e faça caminhadas e alongamentos.
- Sente-se no lado do corredor durante as viagens aéreas prolongadas para poder estender e mover as pernas.
- Faça flexão e extensão do tornozelo ao viajar longas distâncias.
- Não cruze as pernas durante longos períodos sentados.
- Tente manter as extremidades aquecidas.
- Use meia elástica de compressão elástica.
- Faça massagem de drenagem após viagens prolongadas, ou use as botas de compressão pós viagens.
- Esteja preparado para os perigos que podem estar associados aos medicamentos tomados para aumentar o desempenho e aos contracetivos orais.
- Saiba se tem histórico familiar de coágulos sanguíneos ou não.
- Se possível, evite viajar no mesmo dia, após correr uma maratona.
- Procure atendimento médico para cada dor e inchaço nas pernas.
No mais, curta cada quilómetro da sua prova, comemore muito a linha de chegada e divirta-se.

