O ultramaratonista João Paulo Félix correu 1.300 km em 25 dias. A Volta a Portugal começou em Faro, na direção de Chaves, seguiu depois para o Porto, Figueira da Foz e terminou em Lisboa, no sábado do passado fim de semana.
João Félix correu em homenagem aos profissionais de saúde que têm combatido a pandemia do coronavírus e ainda, para chamar a atenção para a violência doméstica. ” “Já corri 4.604 quilómetros por diversas causas”, conta. “Em 2020, comecei em Janeiro a correr para chamar a atenção para a violência doméstica, um flagelo que é preciso combater e alterar”.
O ultramaratonista de Salvaterra de Magos é sociólogo e já abraçou outras causas. Em 2017, foi o primeiro desportista a percorrer a Estrada Nacional 2, ligando Chaves a Faro, num total de 739,260 km em 14 etapas. Deu ainda a Volta ao Ribatejo em três dias, num total de 328 km.
Agora, enfrentou muito calor, chegando a apanhar 43º C no Alentejo. Levantava-se todos os dias às 5 horas da manhã e começava a correr hora e meia depois, a uma média de 7m30s/km. Nos 25 dias que durou esta Volta a Portugal, perdeu apenas 3,5 kg.