Vantagens em incluir a aveia nas refeições

0
260

Incluir a aveia nas refeições de forma regular é uma boa opção para quem deseja obter bons hábitos alimentares e até mesmo emagrecer. Rica em fibras, vitaminas, minerais e proteínas, a aveia é bastante prática e versátil para o consumo, podendo ser misturada em saladas, frutas, massas, pães e biscoitos.

Aliada na perda de peso

A aveia pode auxiliar na perda de peso mesmo não sendo um alimento com baixo teor calórico. A aveia é rica em fibras e composta por beta glucana, que é um tipo de fibra que proporciona colecistoquinina, gerando sensação de saciedade. Ou seja, ao consumi-la, a fome diminui, o que facilita a dieta.

Ajuda a combater o colesterol

A aveia é uma importante aliada no controle do colesterol. A fibra glucana que encontramos na aveia também ajuda a reduzir os valores do colesterol. Além disso, o alimento contém um importante antioxidante.

Controla o diabetes

Um dos principais benefícios da aveia é o auxílio no controle da diabetes. Por se tratar de um alimento com baixo índice glicémico, a aveia auxilia na precaução do diabetes, pois consegue diminuir a taxa de absorção dos carbohidratos”.

Ajuda no bom funcionamento do intestino

A aveia é rica em fibras, que são benéficas para a função intestinal. As fibras encontradas na aveia reduzem o tempo que o alimento demora a ser digerido, ajudando no bom funcionamento do órgão.

Importante fonte de energia e carbohidrato

O carbohidrato encontrado na aveia é um tipo mais saudável, pois é absorvido lentamente pelo corpo, não ocasionando picos de glicémia. Porém, é preciso consumir com moderação e sem excessos para não ter o efeito contrário com o alimento.

A aveia é ainda benéfica para os praticantes de exercícios físicos pois mantém os carbohidratos na corrente sanguínea por um longo período de tempo, o que auxilia na queima de gordura durante as atividades.

Ajuda no ganho de massa muscular

Apesar de não possuir todos as fontes proteicas necessárias, a aveia auxilia no ganho de massa muscular. O alimento contém uma boa quantidade de proteínas vegetais, além de nutrientes como o ferro, vitamina B e bons carbohidratos, que ajudam a obter a massa magra, essencial para o bom funcionamento do corpo.

Melhora a saúde cardiovascular

Consumir o alimento regularmente todos os dias, diminui as hipóteses de ter doenças cardiovasculares, pois a aveia ajuda a reduzir a pressão sanguínea. Além disso, ter o grão integral nas refeições, ajuda a melhorar a saúde do coração e das artérias.

Deixar Resposta