Dez benefícios do melão para a saúde

0
6259

Sabe qual é a melhor fruta para comer no verão? Sem dúvidas que o melão está entre elas. Para quem não sabe, o melão é uma das frutas mais hidratantes, ideal para aqueles que não gostam de beber água. Além de prevenir o cancro, doenças cardíacas, ele ajuda na digestão e até a parar de fumar.

Essa fruta é muito suculenta, com polpa macia e doce, tendo na sua composição cerca de 90% de água, ideal para aqueles dias mais quentes. É rico em  vitamina, B, C e E e em minerais como ferro e cálcio essenciais para uma boa saúde. As suas sementes no seu interior também são uma excelente fonte de vitamina B12 e proteínas, sendo uma segunda opção de consumo para vegetarianos.

Veja os 10 benefícios do melão para saúde

1- Ajuda a emagrecer

Apesar de sabermos que quase todas as frutas são amigas da balança o melão em especial, pode ter um lugar garantido na sua dieta. Um dos motivos é que ele possui poucas calorias, em 100g há 34 kcal. O outro motivo é que é relativamente pobre em gorduras prejudiciais. Além disso, é cheio de nutrientes e vitaminas que fazem muito bem à saúde e nos dá uma saciedade maior.

2- Elimina toxinas

O ácido fólico do melão provoca uma ação diurética, ou seja, ajuda a eliminar toxinas e líquidos que ficam acumulados no nosso corpo, por meio da urina.

3- Melhora a visão

O melão é rico em vitamina A, responsável por proteger as células das ações dos radicais livres. Essa vitamina retarda a degeneração macular e outros males relacionados com a idade. Além disso, faz uma manutenção na retina responsável por transformar luz em impulsos elétricos, oferecendo proteção para a mesma.

4- Diminui os sintomas da TPM e menopausa

Para as mulheres, essa fruta é ainda mais benéfica já que auxilia na regulação do período menstrual, pois age como um anticoagulante e melhora a circulação. Então, coma um pedaço de melão antes, durante e depois da menstruação.

5- Previne o câncro

A presença de antioxidantes, como Luteína, Beta-caroteno, Criptoxantina e Zeaxantina, combatem as células defeituosas que se transformam em tumores.

6- Combate a insónia

O melão tem efeitos calmantes, deixando os músculos e nervos relaxados, o que é ideal para uma boa noite de sono. Ainda, por ter grandes quantidades de água e fibra, evita que nos levantemos de noite para comer ou beber água, proporcionando boas horas de sono com qualidade.

7- Diminui a pressão arterial

Quantidades significativas de potássio ajudam a equilibrar fluídos das células e a manter a pressão arterial estável. Isso por sua vez, previne ataques cardíacos e derrames.

8- Evita a desidratação

Com o seu alto teor de água e eletrólitos, o melão é um grande aliado contra os perigos da desidratação durante o verão.

9- Aumenta a imunidade do organismo

A vitamina C e magnésio quando consumidos de maneira correta, aumentam a imunidade. Isso deve-se à barreira ou resistência que se cria contra infeções virais, infeções bacterianas e células prejudiciais ao corpo.

10- Elimina as pedras nos rins

A sua grande percentagem de nutrientes ajuda na cura da pedra nos rins e por conter bastante água, ajuda na prevenção dessa doença já que os rins ficam sempre limpos.

Outros benefícios:

  • Retarda o envelhecimento
  • Proteção contra o Alzheimer
  • Proteção contra a Osteoporose
  • Previne a insuficiência renal
  • Ajuda a eliminar cálculos renais
  • Melhora a artrite e gota
  • Alivia a constipação
  • Trata o corrimento nas mulheres

 

Deixar Resposta