12 atletas desqualificados do Jogos Olímpicos de Londres de 2012

0
3217

O Comitê Olímpico Internacional desclassificou 12 atletas por uso de doping nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012. A russa Yuliya Zaripova perdeu a medalha de ouro nos 3.000 metros obstáculos. Da lista de desqualificados, 7 atletas tinham ganho medalhas sendo que 3 deles são russos confirmando uma vez mais o apoio do estado russo ao esquema de doping entre atletas do país que levou à demissão de Yury Nagornykh.

Desde agosto de 2015 que foi decretada na Agenda 2020, um pacote de medidas para tornar os Jogos Olímpicos mais sustentáveis. Essas medidas levaram ao teste de amostras de material recolhido e congelado nos Jogos Olímpicos em 2008 e 2012. Os exames que se faziam na altura não revelavam a presença da substância proibida que tem vindo a ser encontrada agora, o turibanol.

Dos testes feitos às amostras dos Jogos Olímpicos de 2008, em Beijing, o Comité Olímpico decidiu sancionar 16 atletas por ingestão de substâncias proibidas. Da lista dos atletas, 3 deles tinham medalhas de prata e 7 medalhas de bronze nesses jogos.  As modalidades com mais atletas sancionados são o halterofilismo e a luta greco romana, estando também presentes atletas de triplo salto e salto à vara. A lista pode ser consultada aqui.

Deixar Resposta