ATAD- Amigos do Trail Associação Desportiva/ Campeões nacionais de Trail Curto em 2018

0
531

A ATAD – Amigos do Trail Associação Desportiva é um clube do concelho de Valongo dedicado essencialmente ao trail. Brígida Pinto é a presidente do clube que tem 56 atletas e se sagrou este ano, campeão nacional de Trail Curto.

A ATAD – Amigos do Trail Associação Desportiva está situada em Valongo e foi formalmente constituída em 2016.

Tudo começou em 2011, quando um grupo de quatro amigos, que tinham em comum o gosto pelas caminhadas na montanha, decidiu experimentar os trails. Gostaram da experiência e pensaram então em organizar um trail na sua terra natal – Valongo. Nasceu assim o Trail Santa Justa.

Após o sucesso da prova, alguns novos apaixonados pelo trail, contataram os responsáveis e juntaram-se nos treinos e posteriormente nas provas. O grupo inicial cresceu, as empresas da região começam a apoiar esta nova equipa, que se passou a chamar Longusbike-Amigos do Trail.

“Este ano, não houve prova nenhuma em que não fossemos ao pódio”

Oralklass-Amigos do Trail

Oralklass - seis atletasEm 2014, com a mudança do patrocinador maioritário, a equipa passou a chamar-se de Oralklass-Amigos do Trail, como é hoje conhecida no país, de norte a sul.

Segundo a presidente da ATAD, Brígida Pinto, a designação Oralklass é exclusiva do trail. Nas outras modalidades, poderão surgir outrsa designações, de acordo com os patrocinadores.

O clube tem 70 sócios que pagam uma quota anual de dez euros e tem a sua sede em Valongo. Tem atualmente em funcionamento o atletismo, duatlo, triatlo e ciclismo, sendo ainda intenção apostar na formação de crianças.

João Nogueira é o responsável da secção ligada ao atletismo que conta com 56 atletas que para além dos trails, participam em algumas provas de estrada que lhes permite ganhar ritmo (meias maratonas, S. Silvestres). Tem ainda cinco atletas que participam anualmente em maratonas.

ATAD- Amigos do Trail Associação Desportiva

Oralklass-logotipoConcelho: Valongo

Ano fundação: 2016

Presidente: Brígida Pinto

Sócios: 70

Atletas: 56

Técnicos: 1

Campeões nacionais de Trail Curto em masculinos e femininos

Este ano, o grande objetivo da equipa passava pela conquista de um lugar no pódio no Campeonato Nacional de Trail Curto. “Este ano, não houve prova nenhuma em que não fossemos ao pódio”, destaca a presidente.

Por isso, as expetativas eram elevadas. “Participámos em várias provas do circuito, entre 20 a 30 quilómetros, para pontuar e sentimos que estávamos bem preparados e que tínhamos hipóteses de ganhar. Mas esta foi uma prova difícil”.

Oralclass-campeõesO objetivo foi totalmente cumprido pois pela primeira vez, a equipa masculina e a feminina da Oralklass – Amigos do Trail sagraram-se campeãs nacionais de Trail 2018, em prova disputada no passado mês de Julho, em Sintra.

Foi a primeira vez que o clube venceu o campeonato. Além disso, o atleta António Braziela Rocha obteve um brilhante terceiro lugar em masculinos.

Atletas em destaque

Brígida diz-nos que o clube está muito satisfeito com os resultados obtidos pelos seus atletas. Merecem destaque especial:

Oralklass - campeões nacionais-António Braziela da Rocha- 3ª lugar na Taça de Portugal 2018 e campeão Regional Norte em 2017

-Sérgio Anunciação-Campeão Nacional M50 em 2017

-Maria Isabel Areias- Campeã Nacional de Trail em 2017

-Nádia Casteleiro- Vice Campeã Nacional de Trail em 2017

-Daniela Russo- Campeã regional Zona Centro

Teve ainda cinco atletas no TDS e um atleta no UTMB de 168 km, em Chamonix, França.

Apoios suficientes

Oralklass-femininosBrígida mostra-se satisfeita com os apoios que o clube vem recebendo que lhe têm permitido fazer face às despesas da época desportiva.

Para além da Câmara Municipal de Valongo, são referidos os apoios privados de várias empresas como a Oralklass – Clínicas Dentárias, Esteves Alves & Carvalho Lda, Nortalu Aluminium Systems, Baltarvidro, Clube Chillout, Utilcorte, Batida de Côco e Maclongo – Comércio de Máquinas e Ferramentas, Lda.

Outra fonte de receita é oriunda da organização do Trail de Santa Justa que foi a primeira prova de trail realizada na Zona do Grande Porto e teve a 7ª edição no passado dia 29 de Julho.

Os apoios aos atletas passam pelo pagamento das inscrições, nos equipamentos, nos transportes e alojamento em provas objetivo.

Deixar Resposta