Bandas elásticas: acredite com moderação

0
174

Encontramos frequentemente no mundo do desporto de alta competição e também nas provas populares de estrada, atletas com bandas elásticas colorindo o seu corpo. Com origem no Japão, na década de 70, o método Kinesio Taping – é uma técnica de reabilitação desenvolvida para facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal.
O método consiste na aplicação de bandas elásticas adesivas sobre a pele. O objetivo é que durante a aplicação na zona afetada, a dor seja aliviada através das ondulações que a banda promove, elevando a pele. Ao fazê-lo, o sistema linfático flui mais livremente, melhorando assim a circulação sanguínea.
As bandas elásticas podem ser usadas durante 3 a 5 dias, uma vez que são resistentes e à prova de água.

Mas há quem ponha em causa a vantagem destas bandas. Podemos ler seguidamente a opinião do fisioterapeuta Bruno dos Santos sobre as funcionalidades comprovadas destas bandas e no que podem elas realmente ajudar.

bandas 1Em primeiro lugar, a longo prazo, o benefício do alívio da dor não é confirmado pela ciência. O kinesio tape não melhora o desempenho muscular, nem a performance nem a força. Não ativa nem inibe musculatura. De acordo com a ciência, os únicos benefícios das bandas são  trazer mais estabilidade articular e diminuir a cinesiofobia do movimento.

Cinesiofobia: medo de sentir dor

A cinesiofobia é comum em pacientes que desenvolveram uma lesão e sentem muita dor. Ficam com medo, mostram insegurança e receio de se movimentar como anteriormente, sentem a articulação instável e precisam de se sentir confiantes depois de uma lesão. Não se pode dizer que a banda melhora, apenas alivia e traz uma segurança mental para o paciente, a eficácia é muito relativa nesses casos.

Use (e acredite) com moderação 

A evidência atual não suporta o uso das bandas. Há muita gente que usa e abusa indiscriminadamente. O kinesio tape pode ajudar um pouco, se aliado a outro tipo de terapia, sem uma utilização isolada. Acredito que o benefício mais poderoso do kinesio tape seja o efeito placebo, que traz a melhora clínica nestes casos.

Uso prolongado de kinesio tape: tome cuidado

Usar esses tipos de bandas sem uma orientação profissional só atrasa a recuperação da lesão e pode até piorá-la. Aplicar o kinesio tape por conta e risco, pode limitar a amplitude do movimento articular ao tentar fazer o papel da musculatura estabilizadora. Para tratar esse tipo de instabilidade, o melhor é fazer um tratamento que vise o fortalecimento e a proprioceção do corpo. O uso do kinesio tape é válido, mas para ajudar a questão da cinesiofobia, bem comum em casos de lesão no desporto.

 

Deixar Resposta