IAAF divulga sistema de qualificação do atletismo para os Jogos Olímpicos de Tóquio

0
2159

Atletismo terá 1900 participantes que se classificarão através do ranking mundial ou de índices técnicos, a serem divulgados ainda este ano

A IAAF divulgou ontem os critérios de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Os atletas poderão qualificar-se através do ranking da IAAF ou por índices técnicos, que serão divulgados ainda neste ano. Para participar, os competidores precisarão de satisfazer um dos critérios no dia 29 de junho de 2020.

O atletismo terá 1. 900 participantes, podendo cada país apresentar um limite de três atletas por prova.

A IAAF definiu ainda que para as provas da maratona, dos 10. 000 metros, marcha atlética, eventos combinados (decatlo e heptatlo) e estafetas, o período de qualificação será de 1 de Janeiro de 2019 a 29 de Junho de 2020. Para as outras especialidades, o intervalo será entre 1 de Julho a 29 de Junho de 2020.

A IAAF já havia divulgado em Novembro do ano passado que o ranking seria o principal critério de classificação. Os índices técnicos serão aprovados e divulgados ainda este ano, mas visarão qualificar apenas os atletas com “performances excecionais” que não puderam garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos através do ranking da entidade.

Deixar Resposta