16 de Novembro: Aniversário de Vera Fernandes/Perdeu-se uma karateca, ganhou-se uma atleta!

0
144

Vera Fernandes nasceu em 16 de Novembro de 1985. Com 1,53 m de altura e 45 quilos de peso, enveredou pelo atletismo há cerca de sete anos. Aos 12 anos, começou a praticar karaté, que abandonou em 2009, quando se mudou para Portimão. Competiu desde os escalões etários mais baixos, em eventos nacionais e internacionais. Conquistou alguns pódios, a nível nacional, integrou vários estágios, nacionais e internacionais, até de estilos que não eram o seu. Foi ao Campeonato do Mundo do seu estilo, o Wado, em Tóquio, Japão, em 2005. Obteve a graduação de 1º Dan e o curso de treinadora monitora, através da Federação Portuguesa de Karaté.

Quando se mudou para Portimão, abandonou a modalidade, porque estava muito ligada ao seu clube e estilo de luta. Inscreveu-se em 2011 num ginásio que promovia a corrida duas vezes por semana. Vera começou também a correr com os companheiros do ginásio e a ir às provas. Os resultados apareceram e o gosto pela modalidade.

A primeira prova em que entrou foi a Mamamaratona na distância de 8 km, com cerca de um mês de treinos. “Nem sabia a distância que tinha de correr, os outros iam e eu fui também”. Conseguiu terminar a prova e nunca mais parou de correr. O seu grande objetivo, a longo prazo, é atingir uma boa marca a nível nacional na maratona, que considera a distância mais indicada para si. “A minha antiga atividade, o karaté, ajudou-me muito, porque é uma modalidade que nos torna fortes, física e psicologicamente, além de nos dar rigor e disciplina”.

Representa a Associação Académica da Bela Vista, do concelho de Lagoa. Campeã do Algarve nos 800 e 1.500 metros, já representou a seleção nacional no Europeu de Corta-Mato na época 2015/2016.

Tem vencido várias provas de estrada, merecendo destaque o seu triunfo em 2017 na edição da Global Energy Race que lhe valeu correr a edição no Rio de Janeiro do ano seguinte.

Recordes pessoais

5 km – 16m58s

10 km – 34m14s

Meia Maratona – 1h17m23s

Maratona – 2h44m15s

PARABÉNS VERA FERNANDES!

Deixar Resposta