30 mil na Maratona de Boston, 2ª Feira dia 16

0
290

Rosa Mota venceu a prova três vezes

A maratona de Boston terá lugar como é tradicional na terceira segunda-feira de Abril quando o estado de Massachusetts celebra o Dia do Patriota.

Nesta segunda-feira dia 16, cerca de 30 mil corredores de 109 países participarão da 122ª edição da Maratona de Boston, uma das seis provas mais prestigiadas do mundo. Segunda maratona mais antiga do mundo –atrás apenas da prova disputada nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896 –, a Major norte-americana terá a participação dos seus últimos vencedores, Edna Kiplagat e Geoffrey Kirui.

Principais nomes

boston 1Seis campeões de edições anteriores, 23 atletas olímpicos e 17 dos melhores atletas dos Estados Unidos estarão entre os competidores da Maratona de Boston. Ao todo, são 14 medalhados olímpicos e de campeonatos mundiais da IAAF.

O queniano Geoffrey Kirui, atual campeão, e os etíopes Lelisa Desisa, Lemi Berhanu e Tamirat Tola partem como favoritos na categoria masculina. Tola vem de uma grande marca obtida em Dubai no ano passado: 2h04m11s. Os americanos depositam as suas esperanças em Galen Rupp, vencedor da última Maratona de Chicago.

Entre as mulheres, as etíopes Aselefech Mergia (cujo melhor tempo é 2h19m31) e Buzunesh Deba (2h19m59) e a norte-americana Deena Kastor (2h19m36s) detêm os melhores tempos, além da queniana Edna Kiplagat (2h19m50), última vencedora. Outra maratonista candidata é a norte-americana é Shalane Flanagan, vencedora da Maratona de Nova York do ano passado.

Dos quase 30 mil participantes, são 16.488 homens e 13.337 mulheres.

Prémios

Boston é a segunda maratona que paga melhores prémios aos atletas, apenas atrás de Dubai. O vencedor recebe 150 mil dólares.

Um eventual recorde atingido na Maratona de Boston não poderá ser homologado pela IAAF. A altimetria não pode ter mais de 20 metros de variação. Em Boston, o percurso é recheado de inclinações.

Exigidos mínimos de participação

bostonA Maratona de Boston representa um desafio especial para os seus participantes. Muito antes de encararem um clima imprevisível e um percurso recheado de inclinações, os atletas devem provar aos organizadores que estão preparados para correr de Hopkinton a Boylston Street, pontos conhecidos da cidade norte-americana.

A inscrição custa 240 dólares para quem não reside nos Estados Unidos. Desde 1970 que para se poder participar na prova, é necessário ter-se conseguido mínimos noutra prova. Essa comprovação é feita no momento da inscrição, e a organização confirma a veracidade do registro no momento da seleção dos participantes.

A rigidez dos mínimos indica que a Maratona de Boston abrange um conjunto para corredores experimentados. Para carimbar o seu passaporte para a prova, uma mulher de 18 a 34 anos, por exemplo, deve ter uma marca inferior a 3h35m nos 42 km. Um homem da mesma faixa de idade não entra sem ter finalizado a distância abaixo de 3h05m (veja abaixo a tabela oficial dos mínimos).

boston tabela_tempos

 Portugueses em Boston

Rosa Mota merece um destaque especial ao ter vencido em 1987, 1988 e 1990. Joaquim Pinheiro foi segundo em 1992 e Manuela Machado, três vezes quarta, em 1992, 1993 e 1998 e décima em 1991. Conceição Ferreira foi sétima em 1990 e Albertina Dias décima em 1994. Mais recentemente, Dulce Félix foi nona em 2013.

Horário

A elite feminina parte às 14h32 (hora de Portugal); A elite masculina começa a correr 28 minutos depois.

Como assistir

Os canais Boston CBS e NBC Sports oferecem live streams. Pode ainda aceder a

watchlive.baa.org  e em boston.cbslocal.com

Para iPhone

Para Android

 

Deixar Resposta