30ª Meia Maratona de Lisboa adiada para 6 de Setembro

0
285

Tal como referimos ontem, a Meia Maratona de Lisboa marcada para o próximo dia 22 foi adiada para 6 de Setembro devido à epidemia do coronavirús.

Esta decisão vem na sequência das recomendações do Governo português que desaconselhou eventos ao ar livre com mais de 5.000 pessoas e à porta fechada com mais de 1.000.

Uma decisão “em linha com as orientações que foram tomadas na generalidade dos países da União Europeia”, afirmou o ministro Eduardo Cabrita.

O Maratona Clube de Portugal emitiu ontem um comunicado justificando o adiamento da prova:

“O coronavírus está a ter graves impactos em muitas regiões. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de emergência, com uma forte probabilidade de vir a ser declarada uma situação de pandemia. O alastramento do coronavírus é diário, não se conseguindo prever qual será a sua extensão nos próximos tempos. No âmbito das medidas restritivas que têm sido impostas em Portugal, ontem à noite, o Ministério da Saúde tornou publica a proibição da realização de eventos ao ar livre com mais de 5.000 participantes. Perante esta decisão, a organização da EDP Meia Maratona de Lisboa vê-se obrigada a adiar a realização das provas previstas para os 21 e 22 de março. Esta decisão contou com o apoio da Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), dos Municípios de Lisboa, Almada e Oeiras e dos demais patrocinadores e parceiros da 30ª edição da Meia Maratona de Lisboa. Face a esta decisão comunicamos a todos participantes que as provas foram adiadas para os dias 5 e 6 de Setembro, data definida em conformidade com as entidades competentes. Todas as inscrições passam automaticamente para as novas datas. O adiamento da prova é determinado por um caso de força maior (o risco de propagação do COVID-19) e resulta de uma decisão das entidades públicas com competência para o efeito, à qual a organização é totalmente alheia. Estamos certos de que, com otimismo e com a compreensão dos participantes, das entidades públicas envolvidas e dos patrocinadores e parceiros, estamos apenas a adiar a festa e que a 6 de Setembro de 2020 estaremos juntos a comemorar o 30º Aniversário da Meia Maratona de Lisboa”.

Adeus totalista!

Somos um dos totalistas de todas as provas que atravessaram a Ponte 25 de Abril. Inclusive as duas primeiras edições disputadas em 1982 e 1983 que acabavam junto ao Ginásio Clube Português, na Rua das Amoreiras. Chegámos a correr a Meia Maratona com uma costela fraturada ou a sair da cama com uma grande gripe, só para correr a prova. Agora, com este adiamento para 6 de Setembro, não vou poder estar presente porque já paguei as minhas férias que começam precisamente no dia da prova, saindo do país. Tudo por causa do coronavírus!

Também a Meia Maratona de Madrid marcada para 29 de Março foi suspensa pela autarquia de Madrid. A prova ainda não tem data mas disputar-se-á no Outono. Quem já está inscrito para 29 de Março, poderá fazê-lo na nova data ou então, passar a inscrição para 2021 ou 2022 sem nenhum custo extra. No caso das inscrições em Lisboa, veremos o que decide o Maratona Clube de Portugal.

Deixar Resposta