6 de Agosto: Aniversário de Sara Pinho

0
1700

Sara Pinho nasceu em 6 de Agosto de 1981, na Gafanha de Aquém, Ílhavo. Iniciou-se no atletismo aos 14 anos na A.D.C.R. Senhora dos Campos onde esteve dois anos. Logo na primeira prova, foi quarta classificada, o que lhe permitiu representar a seleção de Aveiro.

Em 1997, passou a representar a A.C.D. “Os Ílhavos”, onde esteve sete anos. Sagrou-se como júnior, campeã regional, campeã das Beiras, venceu Torneios Internacionais e obteve lugares de honra a nível nacional. Como sénior, continuou a alcançar boas classificações.

Neste mesmo período, foi igualmente distinguida por diversas entidades, como a A.C.D. “Os Ílhavos”, a Associação de Atletismo de Aveiro e a Universidade de Aveiro como “Atleta do Ano”.
Em 2003, Sara foi homenageada em New Bedford, após vencer a prova de 5 km nessa cidade e distinguida com o Prémio “Leme – Desportista do Ano”, pela A.C.D. “Os Ílhavos”. Um ano depois, foi considerada a “Atleta do Ano” pela Confraria Camoniana Associação de Ílhavo.

Esteve depois na Juventude Vidigalense e obteve o recorde regional de Leiria nos 5.000 metros. Entre 2005 e 2008, esteve no Centro de Atletismo da Madeira, onde conseguiu mais títulos e bateu recordes regionais como o da meia-maratona.

Em 2008, realizou finalmente o seu sonho ao assinar pelo Sporting. Teve depois problemas que a afastaram das corridas durante ano e meio mas regressou para se sagrar vice-campeã nacional de corta-mato, em Vila Nova da Barquinha.

Licenciada em Matemática Aplicada e Computação, pela Universidade de Aveiro, exerce a sua atividade profissional conciliando-a com a de atleta.
É embaixadora vitalícia da Corrida Popular da Costa Nova, um título simbólico mas que é também um reconhecimento pelo seu palmarés.

PARABÉNS SARA PINHO!

 

 

 

 

Deixar Resposta