De vez em quando, critica-se o acordo luso-brasileiro que nunca devia ter entrado em vigor. Também temos as nossas reservas acerca do mesmo. Mas que dizer da mania das inglesices por parte de muitos Organizadores das corridas populares que mais parecem ter-se esquecido da existência da língua portuguesa? Como nos disse o atleta popular João Lima, dono de um dos melhores blogues da modalidade, “é triste já não existirem corridas noturnas ou ao pôr-do-sol mas sim Night Runs ou Sunsets. Aliás, parece que já nem há milhas mas sim miles…O que vale é que no sábado, a corrida (Corrida da Lagoa de Santo André), como é das antigas, não se chama Saint Andrew Lake Sunset Race”.
Será que as Organizações pensam ser assim que vão ter mais atletas? Se consultarmos os calendários de provas populares em Espanha ou França, quantas vezes encontramos inglesices nos seus nomes?
Consultámos a Agenda da Corrida para este mês e Agosto e encontrámos “só” 32 provas, 22 delas em Julho. Qualquer dia, para se poder correr é preciso, para além de treinar, saber inglês.
Julho
06 – II RUN PARTY MARVILA
06 – IV SÃO PEDRO BY NIGHT
07 – III SINTRA TRAIL X’TREME
07 – URBAN OBSTACLES
13 – III PINHAL NOVO NIGHT RUN
13 – VI GALO NIGHT RUN
13 – IV SUNSET RUN RIBEIRINHA
13 – V AQUAE FLAVIAE NIGHT RUNNING
13 – IV MIKKELER WORLD BEER RUN
20 – I SUNSET SAND RUN
20 – II TORREÃO SUNSET RUNNING
20 – I ARADA NIGHT RACE
20 – IV URBAN TRAIL CAMINHADA DA CORUJA
20 – I WILD4SPORT TRAIL
21 – VI HARD TRAIL MONTEJUNTO
21 – I AMAZING ESPITE TRAIL
21 – I ALVARÃES PARTY TRAIL
25 a 28 – V PT281 + ULTRAMARATHON
27 – III SHARK RACE
27 e 28 – II LIME STONE ULTRA TRAIL
27 – III TRILHOS BONITO BY NIGHT
27 – I SUNSET TRAIL SANTIAGO
Agosto
03 – III SHARK RACE
03 – VII SUNSET MILE BY ATLÉTICO DA PÓVOA
10 – III SHARK RACE
17 – I MONTALEGRE NIGHT RUN
17 – III SHARK RACE
17 – III SUNSET TRAIL PÓVOA DO VARZIM
18 – IV RUNNING SÁTÃO
24 – V CASTELO DE VIDE NIGHT RUN
24 – II BEACH RUN FIGUEIRA DA FOZ
31 – II TORRES NOVAS NIGHT TRAIL
Estão a dizer mal dessas inglesices, mas fizeram questão de as divulgar uma a uma. Também de vez em quando divulgam notícias relacionadas a essas provas (aliás no vosso próprio menu têm uma secção chamada Running em vez de corridas populares). É absolutamente ridículo dar algum tipo de crédito a esses eventos azeiteiros de nível popular, portugueses mas com nome inglês (deviam deixar isso para alguma dessas dezenas de revistas de nome azeiteiro e não a vossa). Neste sábado vou organizar uma prova com nome português, que consta do Calendário Oficial de provas da respetiva Associação Regional e que no entanto não aparece na vossa agenda. Talvez o problema para terem tantas provas com essas inglesices na vossa agenda é não irem buscar as provas às corretas fontes, nomeadamente aos calendários oficiais das Associações. Corri centenas de provas em Portugal e Espanha e de memória só terei entrado em 2 provas com essas inglesices no nome (uma organizada por um município, de cariz solidário sem classificações que tinha Run no nome e uma que tinha no nome fast race por ser uma prova de ponto a ponto quase sempre a descer, mas com distância de 10km). Esse tipo de provas que agora fazem com nomes ingleses, têm esses nomes para chamar o maior número possível de azeiteiros, uma vez que são esses que dão número à prova. O mal está em revista credenciadas como a vossa darem credibilidade a esse tipo de eventos, que muitos deles nada têm a ver com atletismo (por não existir ajuizamento oficial, por ter regulamentos que violam o Regulamento Geral de Competições da FPA, etc…)
Caro Arlindo,
Obviamente que respeitamos a sua opinião. na elaboração da Agenda da Corrida, uma das fontes é as Associações Regionais. Pode dizer-nos qual a prova que vai organizar e que não está na Agenda?
Cumprimentos,
Manuel Sequeira