A mania das inglesices nos nomes das provas

2
520

De vez em quando, critica-se o acordo luso-brasileiro que nunca devia ter entrado em vigor. Também temos as nossas reservas acerca do mesmo. Mas que dizer da mania das inglesices por parte de muitos Organizadores das corridas populares que mais parecem ter-se esquecido da existência da língua portuguesa? Como nos disse o atleta popular João Lima, dono de um dos melhores blogues da modalidade, “é triste já não existirem corridas noturnas ou ao pôr-do-sol mas sim Night Runs ou Sunsets. Aliás, parece que já nem há milhas mas sim miles…O que vale é que no sábado, a corrida (Corrida da Lagoa de Santo André), como é das antigas, não se chama Saint Andrew Lake Sunset Race”.

Será que as Organizações pensam ser assim que vão ter mais atletas? Se consultarmos os calendários de provas populares em Espanha ou França, quantas vezes encontramos inglesices nos seus nomes?

Consultámos a Agenda da Corrida para este mês e Agosto e encontrámos “só” 32 provas, 22 delas em Julho. Qualquer dia, para se poder correr é preciso, para além de treinar, saber inglês.

Julho

06  –  II RUN PARTY MARVILA

06  –  IV SÃO PEDRO BY NIGHT

07  –  III SINTRA TRAIL X’TREME

07  –  URBAN OBSTACLES

13   –  III PINHAL NOVO NIGHT RUN

13  –  VI GALO NIGHT RUN

13  –  IV SUNSET RUN RIBEIRINHA

13  –  V AQUAE FLAVIAE NIGHT RUNNING

13  –  IV MIKKELER WORLD BEER RUN

20  –  I SUNSET SAND RUN

20  –  II TORREÃO SUNSET RUNNING

20  –  I ARADA NIGHT RACE

20  –  IV URBAN TRAIL CAMINHADA DA CORUJA

20  –  I WILD4SPORT TRAIL

21  –  VI HARD TRAIL MONTEJUNTO

21  – I AMAZING ESPITE TRAIL

21  – I ALVARÃES PARTY TRAIL

25 a 28  –  V PT281 + ULTRAMARATHON

27  –  III SHARK RACE

27 e 28  –  II LIME STONE  ULTRA TRAIL

27  –  III TRILHOS BONITO BY NIGHT

27  –  I SUNSET TRAIL SANTIAGO

Agosto

03  –  III SHARK RACE

03  –  VII SUNSET MILE BY ATLÉTICO DA PÓVOA

10  –  III SHARK RACE

17  –  I MONTALEGRE NIGHT RUN

17  –  III SHARK RACE

17 –  III SUNSET TRAIL PÓVOA DO VARZIM

18  – IV RUNNING SÁTÃO

24  – V CASTELO DE VIDE NIGHT RUN

24  –  II BEACH RUN FIGUEIRA DA FOZ

31  –  II TORRES NOVAS NIGHT TRAIL

2 Comentários

  1. Estão a dizer mal dessas inglesices, mas fizeram questão de as divulgar uma a uma. Também de vez em quando divulgam notícias relacionadas a essas provas (aliás no vosso próprio menu têm uma secção chamada Running em vez de corridas populares). É absolutamente ridículo dar algum tipo de crédito a esses eventos azeiteiros de nível popular, portugueses mas com nome inglês (deviam deixar isso para alguma dessas dezenas de revistas de nome azeiteiro e não a vossa). Neste sábado vou organizar uma prova com nome português, que consta do Calendário Oficial de provas da respetiva Associação Regional e que no entanto não aparece na vossa agenda. Talvez o problema para terem tantas provas com essas inglesices na vossa agenda é não irem buscar as provas às corretas fontes, nomeadamente aos calendários oficiais das Associações. Corri centenas de provas em Portugal e Espanha e de memória só terei entrado em 2 provas com essas inglesices no nome (uma organizada por um município, de cariz solidário sem classificações que tinha Run no nome e uma que tinha no nome fast race por ser uma prova de ponto a ponto quase sempre a descer, mas com distância de 10km). Esse tipo de provas que agora fazem com nomes ingleses, têm esses nomes para chamar o maior número possível de azeiteiros, uma vez que são esses que dão número à prova. O mal está em revista credenciadas como a vossa darem credibilidade a esse tipo de eventos, que muitos deles nada têm a ver com atletismo (por não existir ajuizamento oficial, por ter regulamentos que violam o Regulamento Geral de Competições da FPA, etc…)

    • Caro Arlindo,
      Obviamente que respeitamos a sua opinião. na elaboração da Agenda da Corrida, uma das fontes é as Associações Regionais. Pode dizer-nos qual a prova que vai organizar e que não está na Agenda?
      Cumprimentos,
      Manuel Sequeira

Deixar Resposta