Independentemente da temperatura, os banhos são tratamentos eficazes contra as dores musculares e lesões. Depois dos treinos longos e competições, os atletas gostam de aceder a terapias que diminuam as dores e incómodos musculares do pós-exercício. A hidroterapia é uma boa alternativa para a recuperação e relaxamento.
A imersão parcial do corpo em água fria é indicada aos atletas pela ação preventiva anti-inflamatória.
Isso deve-se à rápida ativação circulatória – ou vasoconstrição –, e pela diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas, além do estímulo à produção de endorfinas.
Esta técnica é denominada crioterapia (temperatura entre 5ºC a 13ºC) e também diminui a fadiga, espasmos musculares e auxilia no relaxamento, sendo mais vantajosa do que o tratamento em água quente, já que a duração do efeito é maior.
Para o atleta, são indicados tratamentos com água fria ou com água quente. Porém, a água fria recupera a dor muscular e também as micro-lesões musculares e ósseas – que o atleta não sente.
Assim que terminar uma prova e caso tenha uma banheira ou uma tina, pode imergir as pernas em água com gelo. Tal, ajuda o corpo a voltar ao estado ‘normal’.
O organismo entende o esforço da corrida como uma agressão – por isso, a imunidade baixa após provas longas. Quanto mais rápida for essa imersão, mais rapidamente reage o corpo. Esse banho não deve demorar mais do que seis minutos, e a imersão deve ser parcial – apenas as pernas, parte do corpo mais afetada pelo impacto da corrida.
Já os banhos de água quente, são indicados para os atletas que sofram de contraturas e fraquezas musculares, limitações na amplitude de movimento, dores incapacitantes e lesões.
Como benefícios, promove o relaxamento muscular, diminui espasmos nos músculos e a dor, facilita o movimento articular e aumenta a circulação, entre outros.
A água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração. Saunas e banhos de imersão, são indicados para os atletas, mas não devem ultrapassar os 15 minutos.
Benefícios
Água quente
- Melhora a musculatura respiratória e reduz a atuação da força gravitacional
- Aumenta o limiar de excitação nervosa – diminuindo a dor, facilita o movimento articular, aumenta a circulação periférica e reduz edemas
- Promove relaxamento muscular e diminui espasmos
- Indicada para corredores com contraturas e fraquezas musculares, dores e lesões
Água fria
- Ajuda o corpo a voltar ao estado “normal”
- Ação preventiva anti-inflamatória de rápido resultado
- Rápida ativação circulatória, diminuição da velocidade de condução do estímulo da dor pelas fibras nervosas e estímulo à produção de endorfinas
- Diminui a fadiga, espasmos musculares e também auxilia no relaxamento do corpo