A World Athletics anunciou ontem o novo calendário internacional, alterado devido à pandemia. O primeiro meeting marcado será a 11 de Agosto em Turku, na Finlândia, e o último em 17 de Outubro, em Wanda, na China.
O organismo indicou que este calendário foi fruto do compromisso da maioria dos diretores dos meetings da Liga Diamante e do Continental Tour Gold, em organizar os seus eventos nas datas agora reprogramadas e decidiram começar a temporada depois do fim de semana de 8 e 9 de Agosto, reservado para os diferentes Campeonatos Nacionais.
A World Athletics decidiu que perante a incerteza do coronavírus, os organizadores da Liga Diamante anunciaram que serão “meetings individuais” e que não haverá pontuações individuais, “pelo que não haverá vencedores gerais da Liga este ano e a final de Zurique não se levará a cabo”.
Cancelado meeting de Londres
A Associação Britânica de Atletismo confirmou ontem que o meeting da Liga Diamante previsto para o dia 4 de Julho no Estádio Olímpico de Londres não se poderá realizar, devido à pandemia.
Calendário 2020
AGOSTO
11: Turku (Continental Tour Gold)
14: Mónaco (Wanda Diamond League)
16: Gateshead (Wanda Diamond League)
20: Szekesfehervar (Continental Tour Gold)
23: Estocolmo (Wanda Diamond League)
SETEMBRO
2: Lausanne (Wanda Diamond League)
4: Bruxelas (Wanda Diamond League)
6: Paris (Wanda Diamond League) Aguarda confirmação
6: Silésia (Continental Tour Gold)
8: Ostrava (Continental Tour Gold)
15: Zagreb (Continental Tour Gold)
17: Nápoles (Wanda Diamond League)
19: Shanghai (Wanda Diamond League)
26: Nairobi (Continental Tour Gold)
OUTUBRO
4: Eugene (Wanda Diamond League)
9: Doha (Wanda Diamond League)
17: Mundial de Meia Maratona
17: China (Wanda Diamond League)
Dos eventos da Série Mundial de Atletismo programados para este ano, apenas se disputará o Campeonato do Mundo de Meia Maratona, na cidade polaca de Gdynia.
“À medida que temos superado os desafios apresentados pela pandemia e a interrupção que causou ao nosso desporto, a nossa primeira prioridade foi a saúde e a segurança dos nossos atletas. E a seguinte foi encontrar a maneira de os nossos atletas profissionais voltarem a competir internacionalmente este ano, já que os seus ganhos dependem de isto”, afirmou Sebastian Coe.
“Inevitavelmente, as restrições internacionais para viajar afetarão a capacidade de alguns atletas para participarem nalguns meetings, mas esperamos que haja uma ampla gama de meetings disponíveis para que a maioria dos atletas de elite acedam a alguma competição antes do final do ano”, acrescentou o presidente da World Athlertics.