A maratona mais solidária no Sahará

0
1732

A 18ª edição da Maratona do Sahará será este ano no próximo 26 de Fevereiro, um dia antes da grande festa de celebração do aniversário da República Saharaui e voltará a passar pelos acampamentos de El Aaiún, Auserd e Smara, situados no sudoeste da Argélia.

A edição deste ano tem um significado muito especial para todos os defensores da causa saharaui e para os participantes internacionais que vão correr no deserto argelino nesta singular prova solidária. O povo saharaui já está há 42 anos fora do seu país, exilado no deserto argelino, esperando a resolução justa de um conflito que permanece. Serão 42 os quilómetros que os maratonistas correrão para mostrar o seu apoio às famílias saharauis deslocadas nos acampamentos de Tindouf.

Espera-se a participação de corredores de mais de 20 países com o objetivo de mostrarem a sua solidariedade para com os refugiados.

Quem já participou nesta prova como nós em 2002, regressa sempre emocionado com uma vivência inolvidável, pela intensidade emotiva de uma semana de convívio com os refugiados nas suas próprias tendas.

As inscrições estão abertas até 15 deste mês. Haverá um voo charter a partir de Madrid com saída a 24 de Fevereiro e regresso em 3 de Março. O preço da viagem é de 950 euros e inclui tudo, desde o voo, o visto, seguro, alojamento, refeições, projeto solidário e inscrição.

Para além da maratona, haverá provas com outras distâncias: meia maratona, 10 e 5 km. Nos restantes dias, haverá atividades culturais, visitas e projetos humanitários com fundos da Maratona do Sahará.

Mais informações em www.proyectosahara.com.

 

Deixar Resposta