A minha 1ª maratona: Por André Martins

0
302

André Martins só correu uma maratona, este ano em Sevilha. Terminou em 3h10m48s mas já está a pensar na próxima.

1 – Idade: 39 anos

2 – Corre há quantos anos? Inicialmente, confesso que não corria muito, só mesmo atrás de uma bola mas posso dizer que foi em 2012, que começou esta paixão.

3 – Quando começou a correr, pensava algum dia fazer uma maratona? Confesso que não sonhava com meias maratonas quanto mais uma maratona. Só com o passar dos anos e com mais experiência de estrada, comecei a ponderar fazer uma maratona.

4 – Como surgiu a ideia de correr uma maratona? A ideia de fazer uma maratona já a tinha mas depois tive outra ideia, que foi fazê-la mas fora de Portugal. Depois do apoio em casa e no grupo de amigos onde treino e corro, foi só escolher qual seria a maratona. 5 – Data e local da primeira maratona? A primeira foi a Maratona de Sevilha que foi este ano (2020), no dia 23 de Fevereiro.

6 – Como correu a prova? Esta é aquela pergunta que gostaria de responder com um “fácil” ,mas não. Bem, em primeiro lugar, adorei o clima que se sentia antes do início da prova, estava brutal! Desde já, é uma prova muito concorrida por atletas portugueses, o que faz com que encontremos alguns amigos/conhecidos. Falando da prova, no início até aos 20 km, às sensações eram muito boas, o que fez pensar que iria completar este meu objetivo. Depois, lá se tinha de passar o muro dos 30 km. Confesso que passei nos 30 km e nada, 31 km nada e eu a pensar “ mau, mau” mas aos 32 km, lá levei com a marreta nas pernas! A partir daqui, foi sempre a tentar gerir o esforço, as dores e a cabeça… mas ainda assim, olhava para o relógio! Para quem conhece esta prova, sabe que nos últimos 2 km, todos esse problema desaparece pois o apoio que temos nas ruas que nos levam até a última reta da meta, são incríveis, e que nos transmite aquele boots para um final com um enorme sorriso.

7 – Qual o tempo que demorou? Esteve dentro das expectativas? Para esta maratona, propus-me fazer um tempo entre as 3h10m e 3h15m. Durante os treinos, acrescentei uma nova meta, um ritmo de 4:30 ao km o que fazia um tempo de 3h10m. Acabei por fazer um tempo de 3h10m48s, é um ritmo médio de 4:29/km

8 – Continuou a correr maratonas? Se sim, quantas mais completou? Infelizmente não, mas estou de olho numa próxima.

9 – Qual a maratona que lhe deixou melhores recordações? Para já, só a Maratona de Sevilha. Vai ficar sempre na memória como a minha primeira maratona.

10 – Recorde pessoal na maratona? Onde e quando foi? Para já, só tenho as 3h10m para bater.

Deixar Resposta