A musculação é importante para o corredor?

0
208

Se é daqueles corredores que acham que a musculação não interessa, chegou o momento de repensar. Atualmente, as evidências apontam que o treino de força, isto é, a musculação, ajuda a melhorar a performance. Até há algum tempo, tal era discutível.

Todavia, novas pesquisas mostraram que os corredores podem beneficiar mais do que se imaginava. Além da proteção aumentada contra as lesões, a performance pode sofrer uma influência positiva, mesmo que ainda não se saiba ao certo o porquê disso.

– Hipótese 1: aumento da força das fibras musculares, principalmente de contração rápida. Considerando que são as fibras que produzem muito ácido láctico, a redução do seu grau de ativação diminuiu a produção de ácido láctico.

– Hipótese 2: o aumento da força muscular leva a um aumento da estabilização do corpo, diminuindo o gasto energético necessário para compensar por movimentos desnecessários.

Num estudo, a melhoria na performance ocorreu somente no grupo que treinou musculação e corrida. A performance foi avaliada através de um teste de corrida realizado a 90% da frequência cardíaca máxima (FC) de um grupo de corredores.

Se o tempo em que era possível manter um esforço intenso –  90% FC máxima – aumentou, então ficou claro que estes atletas teriam um benefício em provas e em treinos mais intensos.

Lembra-se ainda, que além das vantagens mencionadas acima, o treino de força é importante para prevenir a perda de massa muscular e óssea ocasionada pelo processo de envelhecimento. Portanto, corredores mais fortes são corredores mais rápidos e saudáveis!

 

Deixar Resposta