Aos 20 anos, o sueco Armand Duplantis, nascido nos Estados Unidos, bateu dois recordes mundiais no salto com vara no espaço de uma semana. Sensação do momento, Mondo, como é conhecido, vem de uma família de atletas, tendo jogado beisebol na infância.
“Desde os meus três, quatro anos de idade, que eu sonhava tornar-me recordista mundial. Sonhava com muitas medalhas de ouro também. Sempre sonhei alto, pois vivo num ambiente competitivo desde pequeno”, disse Duplantis em entrevista ao site da World Athletics.
Atraídos um pelo outro, Gregg e Helena começaram a namorar e casaram-se em 1987. A partir de então, o casal teve os filhos Andreas, Antoine, Armand e Johanna, todos criados em Lafayette, no estado de Louisiana, nos Estados Unidos.
Como não poderia deixar de ser, os quatro filhos do casal entraram para o mundo do desporto de uma forma natural. Andreas tentou seguir o caminho do pai, chegando a representar a Suécia no salto com vara em Mundiais para jovens em 2009 e 2012.
Antoine, por sua vez, foi jogar beisebol na Universidade de Louisiana, tornando-se capitão da sua equipa. Por influência do segundo irmão mais velho, Armand chegou a tentar a modalidade, ainda na infância. Os dois treinavam num campo improvisado, ao lado da casa da família em Louisiana.
– “Nós jogávamos com todos os nossos amigos e aproveitávamos o espaço para fazer uns treinos de salto com vara também”, contou Armand em entrevista ao jornal Daily Advertiser. “Crescemos num cenário perfeito. Tivemos uma infância maravilhosa”, completou.
Apesar do gosto pelo beisebol, a passagem de Armand Duplantis pela modalidade foi curta. Após atuar pelas equipas do Lafayette Little League e do South Williamsport, da Pensilvânia, ele virou-se para o salto com vara, onde rapidamente se destacou.