Futebolista norueguês Haaland do Borussia Dortmund detém recorde mundial do salto em comprimento com cinco anos de idade

0
1014

O norueguês Erling Haaland é neste momento, a grande sensação do futebol europeu. Aos 19 anos, o futebolista do Borússia Dortmund, esteve ontem imperial no jogo da Liga dos Campeões contra o Paris SG, apontando os dois golos da sua equipa que lhe deram a vitória por 2-1.

Mas o que poucos saberão é que Haaland destacou-se em criança no mundo do atletismo. Segundo o portal International Age Records, Haaland ainda detém o recorde do mundo do salto em comprimento parado entre os meninos de cinco anos. O norueguês saltou 1,63 metros em 22 de Janeiro de 2006.

Nesta lista, Haaland comparte o protagonismo com figuras do atletismo como Usain Bolt (que mantém os recordes mundiais de 200 m entre os 15 e os 18 anos), o seu compatriota Jacob Ingebrigtsen (o mais rápido dos 1.500 m entre os 14 e os 19 anos, da milha entre os 16 e 19 anos e dos 3.000 m obstáculos entre os 16 e 18 anos), Javier Sotomayor, ainda recordista mundial do salto em altura ou do sueco Armand Duplantis, atual recordista mundial do salto com vara.

Haaland destacou-se no atletismo antes de se iniciar no futebol. “Quando ainda era pequeno, levámo-lo a várias reuniões de atletismo, onde se pôs à prova”, disse o seu pai Alfie Haaland, que também foi futebolista profissional.

Haaland 1No jogo de ontem contra o Paris SG, Haaland também deu mostras da sua velocidade. Segundo o Sky Italia, Haaland correu 60 metros em 6,64 s, mais 30 centésimos que o recorde mundial mas a apenas nove centésimos do recorde nacional do seu país.

O seu pai Alfie destacou ainda a importância em dar a Erling a possibilidade de praticar vários desportos para potenciar o seu físico. “Erling também praticou andebol, atletismo e esqui. Thorir Hergeirsson (atual selecionador feminino da Noruega) viu-o num torneio de andebol e queria que ele fosse jogador de andebol. Pensei que fosse bom que também jogasse andebol e ténis. A versatilidade é importante, já que podes desenvolver diferentes partes do teu corpo e isso é positivo. Há semelhanças entre ter um bom sprint e o salto em comprimento, empregam-se os mesmos músculos e tira-se vantagem num campo de futebol”.

Deixar Resposta