• Contactos
  • Ficha Técnica
  • Home
  • Homepage
  • Política de Privacidade
  • Publicidade
  • Sample Page
Revista Atletismo
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
No Result
View All Result
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião
No Result
View All Result
Revista Atletismo
No Result
View All Result
Home Running Clube do Pelotão

Associação Papa Léguas de Famalicão/Trabalho brilhante nas camadas jovens!

Nuno Oliveira by Nuno Oliveira
2018-01-08
in Clube do Pelotão, Destaque, Entrevista
0
Associação Papa Léguas de Famalicão/Trabalho brilhante nas camadas jovens!
0
SHARES
449
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

A Associação Papa Léguas de Famalicão foi fundada em 2013 e apresenta já um brilhante trabalho nas camadas mais jovens. Tem vários títulos de campeões regionais coletivos e individuais em infantis e teve na última época 13 atletas nos Rankings Nacionais Jovens da Federação. Mas os veteranos também acumulam títulos nacionais nas pistas. Gilberto Enes é o presidente do clube.

Papa Léguas é o que não falta no país. Mas nenhuma como em Gavião, concelho de Famalicão. A Associação Papa Léguas foi fundada em 9 de Maio de 2013 e com escassos quatro anos de existência, já apresenta obra digna de ser conhecida.

O clube apareceu a partir de um grupo de amigos que começaram por correr juntos para manter a forma, passando posteriormente a participar em algumas provas de estrada e também de BTT. Utilizavam então nas inscrições, o nome de “Papa Léguas”.

Papa Léguas 1Mais tarde, como um dos elementos (presidente) tinha o curso de Treinadores de Atletismo Nível II e tinha o sonho de desenvolver um projeto de formação de jovens atletas, resolveu criar a Academia de Atletismo Papa Léguas de Famalicão.

 

 

“Papa Léguas” porque…

O nome dado à equipa passou por uma votação entre os fundadores. Dos vários nomes sugeridos, aquele que recolheu a unanimidade foi o “Papa Léguas”. Para o presidente Gilberto Enes, foram dois os motivos que motivaram este nome sui generis: “o primeiro, porque representa um animal muito rápido e resistente, aspetos importantes no atletismo; o segundo, porque se adaptava ao espírito pois costumavam participar em provas de 10 Km (2 léguas)”.

A Associação Papa Léguas tem 21 sócios e já tem uma sede. Tem apenas a Secção de Atletismo em funcionamento que movimenta 60 praticantes, a grande maioria na formação.

A responsável da Secção chama-se Ângela Enes e Gilberto Enes é além de presidente, o treinador.

A equipa privilegia a participação nas provas de pista, embora participe em algumas provas de estrada e corta mato.

“O clube sente-se cheio de orgulho pelo companheirismo, respeito, empenho e solidariedade existente entre toda a família Papa Léguas”

Falta uma carrinha para transportar os atletas

O clube conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Gavião e de algumas empresas locais.

Papa Léguas 6Até agora, as verbas angariadas vão chegando para as despesas mas Gilberto Enes aponta uma necessidade imediata: “estamos aquém dos valores necessários para podermos adquirir uma carrinha, que permita transportar os atletas, principalmente para as competições e alguns treinos, que é um objetivo a curto prazo da Associação”.

O clube suporta as despesas com as inscrições e os equipamentos dos atletas que não podem pagar. Mas quem pode, paga as suas despesas.

Como acontece com a maior parte dos clubes populares, o “Papa Léguas” tem contado com a ajuda preciosa das viaturas dos pais dos atletas e dos diretores.

Clube que é uma família

O clube está muito satisfeito com os resultados que os jovens atletas conseguiram alcançar em escassos quatro anos de existência. Mas para Gilberto Enes, “ mais importante do que os resultados que foram alcançados pelos nossos atletas, o clube sente-se cheio de orgulho pelo companheirismo, respeito, empenho e solidariedade existente entre toda a família Papa Léguas”.

ASSOCIAÇÃO PAPA LÉGUAS DE FAMALICÃO

Papa Léguas LogotipoConcelho: Famalicão

Ano fundação: 2013

Presidente: Gilberto Enes

Sócios: 21

Atletas: 60

Técnicos: 1

Títulos atrás de títulos na Formação

Papa Léguas 5É com orgulho que Gilberto Enes nos refere os títulos e os recordes já alcançados pelos seus jovens atletas. O “Papa Léguas” conseguiu nos últimos três anos, os títulos coletivos de Campeões Regionais de Pista ao Ar Livre no escalão de Infantis Masculinos e o de Femininos neste último ano. Tem ainda vários títulos individuais de Campeões Regionais nos escalões de Infantis e Iniciados.

A nível de recordes regionais, o clube tem três no escalão de Infantis Masculinos: Lançamentos do Disco e do Martelo e Quadruplo Salto.

E nos veteranos

Para além da formação, os veteranos também se têm destacado pois já obtiveram sete títulos individuais de Campeões Nacionais de Veteranos em Pista Coberta e ao Ar Livre.

“Para nós o mais importante, manter o entusiasmo dos nossos atletas pela prática desta maravilhosa modalidade que é o ATLETISMO”

Nos rankings nacionais jovens da Federação

Papa Léguas 4Reflexo do bom trabalho desenvolvido pelo clube, 13 atletas dos escalões de Infantis e Iniciados integraram nesta última época os Rankings Nacionais Jovens de 2017 da Federação Portuguesa de Atletismo, com trinta resultados nas várias disciplinas do atletismo.

Merece particular destaque, Guilherme Enes com a melhor marca nacional do ano, no escalão de Infantis, no Salto em Altura e Triatlo; a segunda marca nos Lançamentos do Peso e Disco; a quinta no Salto em Comprimento e Lançamento do Martelo. Integrou ainda o ranking nacional em mais seis disciplinas do atletismo.

Objetivos a curto prazo

Ambição não falta ao “Papa Léguas”. A curto prazo, o objetivo passa por manter ou aumentar ligeiramente o número de atletas na formação; aumentar o número de atletas com marcas que permitam integrar o Ranking Nacional Jovem da Federação Portuguesa de Atletismo nas várias disciplinas do atletismo; aumentar a importância do clube quer no panorama regional, quer nacional, e por fim, “para nós o mais importante, manter o entusiasmo dos nossos atletas pela prática desta maravilhosa modalidade que é o ATLETISMO”.

Falta uma pista para treinar

Para Gilberto Enes, as principais dificuldades da prática da modalidade prendem-se com a falta de uma Pista de Atletismo. “Queremos desenvolver a nossa atividade que passa essencialmente pelas disciplinas de pista. Embora pense que poderá ser por pouco tempo, uma vez que a Câmara Municipal está a realizar esforços para dotar o município de condições excelentes para a prática do atletismo”.

Outra dificuldade é a falta de transporte próprio, o que dificulta a deslocação de alguns atletas para as provas e alguns treinos.

O clube já organizou por quatro vezes o Torneio de Atletismo de Pavilhão para os escalões de Benjamins A e B e Infantis que tem tido uma média de cem participantes. A 5ª edição já tem data marcada, em 16 de Junho de 2018.

Parcerias com o Desporto Escolar

Papa Léguas 3O clube iniciou este ano letivo uma parceria com o Centro de Formação Desportiva de Atletismo do Agrupamento de Escolas D. Maria II de Vila Nova de Famalicão. O objetivo é a articulação do Desporto Federado com o Desporto Escolar, participando em conjunto com o CFD de Atletismo em sessões de divulgação da modalidade junto dos alunos das escolas do 1º ciclo, na organização/dinamização de Estágios nas pausas escolares dos alunos e na organização de provas.

Gilberto Enes refere ainda o apoio fundamental da Escola Mais Plural, Agrupamento de Escolas D. Maria II e Escola Júlio Brandão, na cedência de espaços cobertos, para a realização dos treinos.

Só a carolice de muitas pessoas permite que clubes como a Associação Papa Léguas formem campeões nas pistas e para a vida. Já dissemos ao presidente que ficámos agradavelmente surpreendidos com a obra que o clube apresenta em tão curto espaço de tempo. Que continue assim por longos anos, são os nossos votos.

Previous Post

101 km de Ronda com 8.500 participantes!

Next Post

Atletas do Pelotão: A sua prova preferida em 2017 e os seus objetivos para 2018 (parte 3)

Next Post
Sara de Brito | A melhor portuguesa no Mundial de Trail 2016

Atletas do Pelotão: A sua prova preferida em 2017 e os seus objetivos para 2018 (parte 3)

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  • Contactos
  • Publicidade
  • Ficha Técnica

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • Menu
    • Vídeos
    • Agenda da Corrida
    • Aniversários
    • Competição
      • Estrada
      • Pista
      • Estatísticas
      • Corta-mato
    • Entrevista
    • Internacional
    • Lifestyle
    • Nacional
    • Opinião
    • Running
      • Atleta do Pelotão
      • Clube do Pelotão
    • Saúde
    • Trail
    • Triatlo
  • Running
  • Competição
    • Pista
    • Estrada
  • Saúde
  • Lifestyle
  • Agenda da Corrida
  • Opinião

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.