Associação Papa Léguas de Famalicão/Trabalho brilhante nas camadas jovens!

0
436

A Associação Papa Léguas de Famalicão foi fundada em 2013 e apresenta já um brilhante trabalho nas camadas mais jovens. Tem vários títulos de campeões regionais coletivos e individuais em infantis e teve na última época 13 atletas nos Rankings Nacionais Jovens da Federação. Mas os veteranos também acumulam títulos nacionais nas pistas. Gilberto Enes é o presidente do clube.

Papa Léguas é o que não falta no país. Mas nenhuma como em Gavião, concelho de Famalicão. A Associação Papa Léguas foi fundada em 9 de Maio de 2013 e com escassos quatro anos de existência, já apresenta obra digna de ser conhecida.

O clube apareceu a partir de um grupo de amigos que começaram por correr juntos para manter a forma, passando posteriormente a participar em algumas provas de estrada e também de BTT. Utilizavam então nas inscrições, o nome de “Papa Léguas”.

Papa Léguas 1Mais tarde, como um dos elementos (presidente) tinha o curso de Treinadores de Atletismo Nível II e tinha o sonho de desenvolver um projeto de formação de jovens atletas, resolveu criar a Academia de Atletismo Papa Léguas de Famalicão.

 

 

“Papa Léguas” porque…

O nome dado à equipa passou por uma votação entre os fundadores. Dos vários nomes sugeridos, aquele que recolheu a unanimidade foi o “Papa Léguas”. Para o presidente Gilberto Enes, foram dois os motivos que motivaram este nome sui generis: “o primeiro, porque representa um animal muito rápido e resistente, aspetos importantes no atletismo; o segundo, porque se adaptava ao espírito pois costumavam participar em provas de 10 Km (2 léguas)”.

A Associação Papa Léguas tem 21 sócios e já tem uma sede. Tem apenas a Secção de Atletismo em funcionamento que movimenta 60 praticantes, a grande maioria na formação.

A responsável da Secção chama-se Ângela Enes e Gilberto Enes é além de presidente, o treinador.

A equipa privilegia a participação nas provas de pista, embora participe em algumas provas de estrada e corta mato.

“O clube sente-se cheio de orgulho pelo companheirismo, respeito, empenho e solidariedade existente entre toda a família Papa Léguas”

Falta uma carrinha para transportar os atletas

O clube conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Gavião e de algumas empresas locais.

Papa Léguas 6Até agora, as verbas angariadas vão chegando para as despesas mas Gilberto Enes aponta uma necessidade imediata: “estamos aquém dos valores necessários para podermos adquirir uma carrinha, que permita transportar os atletas, principalmente para as competições e alguns treinos, que é um objetivo a curto prazo da Associação”.

O clube suporta as despesas com as inscrições e os equipamentos dos atletas que não podem pagar. Mas quem pode, paga as suas despesas.

Como acontece com a maior parte dos clubes populares, o “Papa Léguas” tem contado com a ajuda preciosa das viaturas dos pais dos atletas e dos diretores.

Clube que é uma família

O clube está muito satisfeito com os resultados que os jovens atletas conseguiram alcançar em escassos quatro anos de existência. Mas para Gilberto Enes, “ mais importante do que os resultados que foram alcançados pelos nossos atletas, o clube sente-se cheio de orgulho pelo companheirismo, respeito, empenho e solidariedade existente entre toda a família Papa Léguas”.

ASSOCIAÇÃO PAPA LÉGUAS DE FAMALICÃO

Papa Léguas LogotipoConcelho: Famalicão

Ano fundação: 2013

Presidente: Gilberto Enes

Sócios: 21

Atletas: 60

Técnicos: 1

Títulos atrás de títulos na Formação

Papa Léguas 5É com orgulho que Gilberto Enes nos refere os títulos e os recordes já alcançados pelos seus jovens atletas. O “Papa Léguas” conseguiu nos últimos três anos, os títulos coletivos de Campeões Regionais de Pista ao Ar Livre no escalão de Infantis Masculinos e o de Femininos neste último ano. Tem ainda vários títulos individuais de Campeões Regionais nos escalões de Infantis e Iniciados.

A nível de recordes regionais, o clube tem três no escalão de Infantis Masculinos: Lançamentos do Disco e do Martelo e Quadruplo Salto.

E nos veteranos

Para além da formação, os veteranos também se têm destacado pois já obtiveram sete títulos individuais de Campeões Nacionais de Veteranos em Pista Coberta e ao Ar Livre.

“Para nós o mais importante, manter o entusiasmo dos nossos atletas pela prática desta maravilhosa modalidade que é o ATLETISMO”

Nos rankings nacionais jovens da Federação

Papa Léguas 4Reflexo do bom trabalho desenvolvido pelo clube, 13 atletas dos escalões de Infantis e Iniciados integraram nesta última época os Rankings Nacionais Jovens de 2017 da Federação Portuguesa de Atletismo, com trinta resultados nas várias disciplinas do atletismo.

Merece particular destaque, Guilherme Enes com a melhor marca nacional do ano, no escalão de Infantis, no Salto em Altura e Triatlo; a segunda marca nos Lançamentos do Peso e Disco; a quinta no Salto em Comprimento e Lançamento do Martelo. Integrou ainda o ranking nacional em mais seis disciplinas do atletismo.

Objetivos a curto prazo

Ambição não falta ao “Papa Léguas”. A curto prazo, o objetivo passa por manter ou aumentar ligeiramente o número de atletas na formação; aumentar o número de atletas com marcas que permitam integrar o Ranking Nacional Jovem da Federação Portuguesa de Atletismo nas várias disciplinas do atletismo; aumentar a importância do clube quer no panorama regional, quer nacional, e por fim, “para nós o mais importante, manter o entusiasmo dos nossos atletas pela prática desta maravilhosa modalidade que é o ATLETISMO”.

Falta uma pista para treinar

Para Gilberto Enes, as principais dificuldades da prática da modalidade prendem-se com a falta de uma Pista de Atletismo. “Queremos desenvolver a nossa atividade que passa essencialmente pelas disciplinas de pista. Embora pense que poderá ser por pouco tempo, uma vez que a Câmara Municipal está a realizar esforços para dotar o município de condições excelentes para a prática do atletismo”.

Outra dificuldade é a falta de transporte próprio, o que dificulta a deslocação de alguns atletas para as provas e alguns treinos.

O clube já organizou por quatro vezes o Torneio de Atletismo de Pavilhão para os escalões de Benjamins A e B e Infantis que tem tido uma média de cem participantes. A 5ª edição já tem data marcada, em 16 de Junho de 2018.

Parcerias com o Desporto Escolar

Papa Léguas 3O clube iniciou este ano letivo uma parceria com o Centro de Formação Desportiva de Atletismo do Agrupamento de Escolas D. Maria II de Vila Nova de Famalicão. O objetivo é a articulação do Desporto Federado com o Desporto Escolar, participando em conjunto com o CFD de Atletismo em sessões de divulgação da modalidade junto dos alunos das escolas do 1º ciclo, na organização/dinamização de Estágios nas pausas escolares dos alunos e na organização de provas.

Gilberto Enes refere ainda o apoio fundamental da Escola Mais Plural, Agrupamento de Escolas D. Maria II e Escola Júlio Brandão, na cedência de espaços cobertos, para a realização dos treinos.

Só a carolice de muitas pessoas permite que clubes como a Associação Papa Léguas formem campeões nas pistas e para a vida. Já dissemos ao presidente que ficámos agradavelmente surpreendidos com a obra que o clube apresenta em tão curto espaço de tempo. Que continue assim por longos anos, são os nossos votos.

Deixar Resposta