Um novo estudo revelou que ter uma menstruação regular melhora não só a sua saúde, mas também melhora o seu desempenho na corrida
Há algum tempo atrás, quando uma atleta perdia a menstruação, tal era considerada uma coisa boa. Isso significava que ela estava em forma e a treinar duro. Nos últimos anos, a comunidade científica do desporto tem desafiado essa linha de pensamento. Os benefícios para a saúde em ter um ciclo menstrual regular estão bem estabelecidos, mas a questão permanece: a menstruação ajuda ou prejudica o desempenho desportivo? Um novo estudo respondeu definitivamente a esta pergunta e, não surpreendentemente, os resultados dizem que ajuda.
O estudo, que foi publicado no International Journal of Sports Physiology and Performance, analisou a composição corporal, a disponibilidade de energia, a carga de treino e o estado menstrual em jovens atletas de elite ao longo de um ano, em corrida de resistência. Eles compararam essas atletas a um grupo de não corredoras e, mais importante, compararam as atletas amenorreicas (aquelas sem menstruação regular) a atletas eumenorreicas (aquelas com menstruação regular).
No total, foram analisadas 13 atletas e oito controles. Cada participante preencheu um Questionário de Disponibilidade de Baixa Energia para Mulheres, e os investigadores avaliaram as suas medidas corporais, ingestão de energia e consumo de oxigénio em quatro pontos-chave ao longo do ano: linha de base da época pós-competição, pós-preparação geral, preparação pós-específica e época pós-competição. Ao longo do estudo, as participantes mantiveram registos da sua atividade física, ciclo menstrual, doenças e lesões.
Conclusões
Das 13 atletas, oito eram amenorreicas (em comparação com zero no grupo de controle). As atletas obtiveram também uma pontuação mais alta no Questionário de Disponibilidade de Baixa Energia no Sexo Feminino do que as não atletas. Mais importante porém, o estudo revelou que as atletas amenorreicas passaram significativamente mais dias lesionadas e correram menos ao longo do ano do que as atletas que estavam a ter um ciclo menstrual regular. Os investigadores descobriram que um aumento no volume total anual de corrida estava associado a um melhor desempenho atlético, e apenas as atletas que estavam a ter um período regular notaram uma melhoria no desempenho ao longo de um ano.
Resumindo: ter um período regular diminui o risco de lesões, o que permite à mulher treinar de forma consistente. O treino consistente é um fator chave para melhorar o desempenho. Para atletas do sexo feminino, tal significa que ter um período regular, não só vai melhorar a sua saúde geral, como também vai ajudá-la a melhorar como corredora.