Benfica (M) e Sporting (F) fortes candidatos a títulos europeus

1
1207

As equipas masculina do Benfica, segunda na época passada, e feminina do Sporting, campeã nas duas últimas edições (2016 e 2018), estão entre as formações favoritas na 44ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus (38ª feminina), a realizar este fim-de-semana em Castellón (Espanha). Bem reforçadas com atletas estrangeiros (dois cada) – e naturalizados… -, as equipas portuguesas terão nas turcas e espanholas as principais (únicas) adversárias, já que as principais potências têm os seus melhores atletas divididos por vários clubes e muitas delas nem sequer estão presentes na competição, que também perdeu os clubes russos, quase sempre campeões na primeira década deste século.

O Benfica, que se reforçou (para esta competição) com o polaco Marcin Lewandowski, campeã europeu de pista coberta em 1500 m este inverno, e com o fundista júnior queniano Edward Zakayo, contará ainda com Pedro Pichardo, largamente favorito no triplo, e Abdel Larrinaga nas barreiras altas e terá em Tsanko Arnaudov (peso) e Francisco Belo (disco) outros candidatos às pontuações máximas.

Os turcos do Enke, campeões há um ano, são agora substituídos pelo Fenerbahce, que apresentará o campeão mundial Ramil Guliyev nos 100, 200 e 4×100 m, o queniano Ferguson Cheruiyot Rotich nos 800 m e Aras Kaya nos 5000 m e nos obstáculos. A equipa espanhola do Playas de Castellón, campeã em 2015, contará com Thierry Ndikumwenayo (Burundi) no meio-fundo. As outras equipas são Birchfield Harriers (Grã-Bretanha), VSK Univerzita Brno (Rep. Checa), Sparta AM (Dinamarca), Cosma (Lituânia) e Rotterdam Atletiek (Holanda).

No setor feminino, tudo aponta para nova luta ponto a ponto como na época passada, quando o Sporting se sagrou campeão com dois pontos de vantagem sobre o Enke, da Turquia (166-164), e seis sobre o Valência, de Espanha (160 p.). O Sporting apresentará este ano nas corridas mais longas, Noéli Yarigo (Benim) e a júnior queniana Fancy Cherono (para além de Sara Moreira e/ou Jéssica Augusto) e contará com uma equipa muito equilibrada. No entanto, a formação turca do Enke apresentar-se-á bastante forte, com a velocista búlgara Ivet Lalova, a polaca Malgorzata Holub (400/800 m), contando ainda com a fundista Yasemin Can e as lançadoras Emel Dereli (peso) e Kivilcim Salman (martelo). Para além do Valência (com menos hipóteses), estarão presentes USK Praga (Rep. Checa), Sparta AM (Dinamarca), Thames Valley Harriers (Grã-Bretanha) e Atletica Studentesca (Itália).

As provas iniciar-se-ão às 15.40 h de sábado e 15.20 h de domingo.

1 Comentário

  1. Nos 400m o Benfica contará com o naturalizado Raidel Acea Morales que é o lider europeu do ano (SB:46,08 PB:45,18). No entanto os espanhóis jogarão nesta prova um dos seus dois “trunfos” internacionais com o botsuanês Boitumelo Masilo (SB:45,76 PB:45,69).
    Diogo Ferreira, recordista português de Salto com Vara sofreu uma lesão na mão direita. Se recuperado a tempo, em condições normais será o claro favorito à vitória individual, no entanto a lesão poderá fazer com que seja substituído pelo Ícaro Miranda (igualmente candidato a um lugar cimeiro).

Deixar Resposta