Campeã mundial dos 400 m, Salwa Eid Naser, suspensa provisoriamente

0
308

A barenita Salwa Eid Naser, campeã mundial dos 400 metros em Doha 2019, foi suspensa provisoriamente pela Unidade de Integridade de Atletismo por ter infligido o regulamento antidoping ao não estar disponível para fazer três controlos em 12 meses.

Os atletas de elite, de acordo com o regulamento antidoping, devem declarar trimestralmente o seu domicílio, lugares de treino, planificação de competições e planificação trimestral com as possíveis localizações e horários, a fim de estarem disponíveis para qualquer controlo fora das competições.

A suspensão provisória de Eid Naser é mais uma a juntar à lista de atletas do Bahrain que infligiram ultimamente o regulamento antidoping. A campeã olímpica dos 3.000 m obstáculos, Ruth Jebet, foi suspensa por quatro anos em Março passado e a campeã olímpica da maratona, Eunice Kirwa, teve no ano passado, a mesma suspensão, em ambos os casos por consumo de eritropoietina (EPO).

Eid Naser sagrou-se campeã mundial em Doha, em Outubro passado, ao conseguir aos 21 anos de idade, o título dos 400 m em 48,14 s, o melhor registo em 34 anos.

Em 2015 e com apenas 17 anos, Eid Naser ainda corria com o hijab, quando se sagrou campeã mundial juvenil. Há dois anos, no Mundial de Londres, foi medalha de prata quando ainda pertencia ao escalão júnior. Nos últimos dois anos, só perdeu uma prova de 400 m, precisamente contra Shaunae Miller, no meeting do Mónaco de 2018.

Deixar Resposta