COI mantém Jogos Olímpicos em Julho apesar do coronavirús

0
423

O Comité Olímpico Internacional decidiu manter a data dos Jogos Olímpicos de Tóquio, apesar do surto de coronavírus. O seu Comité Executivo reuniu ontem em Lausanne e fez um comunicado no qual expressa o seu “compromisso completo com o êxito dos Jogos entre 24 de Julho e 8 de Agosto”.

O Executivo do COI explicou que desde meados de Fevereiro que está em atividade um grupo de trabalho formado pelo organismo, o Comité Organizador de Tóquio 2020, o governo da cidade e do Japão e a Organização Mundial de Saúde (OMS) e destacou que “aprecia e apoia” as medidas que estão a ser tomadas no país anfitrião para organizar uns Jogos “seguros e protegidos”. Também apela a todos os desportistas para continuarem a preparar-se para os Jogos e promete mantê-los informados através da web Athlete365.

O Japão é o quinto país do mundo com mais casos registados de coronavírus, com mais de 270 e seis mortes.

Mark Adams, porta-voz do COI afirmou ontem que este organismo crê que “não há motivos pra que os Jogos de Tóquio 2020 não comecem, como está previsto a 24 de Julho”, apesar da epidemia. “Todos os conselhos que recebemos da ONU e da OMS são de tranquilidade. Nem sequer se considera uma pandemia. Estamos trabalhando para que os Jogos comecem a 24 de Julho”, disse Adams.

Os rumores de um possível adiamento dos Jogos tinham aumentado depois da ministra japonesa responsável dos mesmos, Seiko Hashimoto, ter afirmado que o contrato de organização falava do ano 2020 sem concretizar prazos.

 

Deixar Resposta