Comitiva olímpica do Brasil vai estagiar em Portugal até Novembro

0
132

(Foto de arquivo)

O atletismo com 29 atletas será a modalidade mais representada

O Comité Olímpico do Brasil (COB) vai começar a enviar para Portugal cerca de 200 desportistas que aspiram a disputar os Jogos Olímpicos de Tóquio.

A chamada “Missão Europa” do COB dependia da autorização das autoridades portuguesas. Os primeiros a viajar serão 11 integrantes da equipa de boxe, 12 de ginástica artística, 28 de judo, 3 de natação sincronizada e 15 de natação.

Os cerca de 200 atletas de 16 modalidades com viagens já confirmadas representam cerca de 80% da delegação de entre 250 e 300 que o COB prevê poderem classificar-se para Tóquio, embora esse número possa aumentar segundo os pedidos das diferentes federações.

Paulo Wanderley, presidente do COB, agradeceu particularmente ao presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, pelo seu papel junto do governo para tornar viável a vinda dos atletas brasileiros a Portugal.

Para pôr em marcha esta operação, o COB comprometeu-se a cumprir rígidos protocolos de controlo contra a contaminação do coronavírus.

“Todos os integrantes da delegação brasileira serão submetidos a testes até 72 horas antes do embarque e só poderão viajar aqueles que tiverem um resultado negativo. Quando desembarcarem em Portugal, o procedimento será repetido e todos permanecerão isolados durante 48 horas, até à divulgação dos resultados”, segundo o comunicado do COB.

Os atletas brasileiros vão treinar-se em quatro Centros de Alto Rendimento. O Complexo Desportivo de Rio Maior (Desmor) receberá a maior parte da delegação, cerca de 150 atletas. Segundo a presidente da administração da Desmor, a presença dos atletas brasileiros poderá representar entre 20 a 30% do orçamento anual.

O plano terá no total, um custo de 2,6 milhões de dólares, com o COB a custear as passagens, a estadia e a alimentação de todos os atletas no nosso país.

As outras modalidades com atletas com viagens já confirmadas são o atletismo (29), triatlo (4), andebol feminino (18), andebol masculino (18), rugby feminino (16), wrestling (10), ginástica rítmica (8), saltos ornamentais (7), taekwondo (6), vela (4), maratona aquática (7) e ténis de mesa (4).

Deixar Resposta