Como evitar as cãibras

0
936

9% dos corredores de longas distâncias sofrem de cãibras antes de cortarem a meta. Embora muitos achem, erradamente, que elas são resultantes da falta de potássio no organismo, isso não é totalmente verdade. A maioria das pessoas que participam em provas longas, tem uma dieta equilibrada e consegue ingerir adequadamente a maioria dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Segundo investigações feitas, o culpado na maioria das vezes das cãibras no organismo, é a exaustão muscular. Apesar de muito comuns entre os atletas participantes em competições de endurance, as cãibras ainda não têm a sua causa muito bem definida.

O que fazer com as cãibras?

Se sentir cãibras no meio da prova, o melhor a fazer é parar e alongar de maneira leve, o músculo com a cãibra. É importante que o alongamento seja realizado de maneira estática e seja realizado de maneira leve.

Espere que a cãibra passe para retomar a corrida, mas faça-o num ritmo um pouco mais leve, para evitar que ela retorne.

Como evitar as cãibras?

A prevenção para as cãibras no seu treino, deve incluir o aumento do consumo de líquidos, estratégias para a melhoria de balanço hidroeletrolítico e algum tipo de treino muscular. Nesse caso, normalmente optamos pelos exercícios educativos, exercícios pliométricos ou a musculação.

Como treino pliométrico, recomenda-se fazer o seguinte exercício: ache um caixote ou um degrau com mais ou menos 40 cm de altura. Suba no mesmo e salte para trás de volta ao chão, aterrando com as duas pernas. Assim que os seus pés toquem no chão, salte novamente para o topo do caixote (ou degrau), faça isso o mais rápido que conseguir. Comece com oito repetições e aumente devagar até chegar às vinte.

Deixar Resposta