Como regressar aos treinos após uma paragem

0
2100

Depois de um período de ausência das corridas devido a férias, o corpo necessita de estímulos controlados para o rápido regresso das atividades do dia-a-dia. Voltar aos treinos requer alguns cuidados.

Os exercícios físicos como caminhada, corrida, ou qualquer outra atividade do tipo, precisam de ser praticados com baixa intensidade e entre média e longa duração para que o corpo se lembre, aos poucos, do exercício.

Treino perdido é treino perdido. Não é preciso voltar-se à estaca zero, é só recomeçar a atividade com uma intensidade menor.

O tapete rolante é outra alternativa por ter uma inclinação que chega até 15 graus e velocidade, podendo variar de 8 km/h a 20 km/h, sendo indicado para fazer uma simples caminhada ou uma corrida. Além disso, o equipamento possui amortecedores para minimizar a possibilidade de lesionar os joelhos e a coluna. Por isso, ele é também recomendado para quem deseja praticar exercício físico num regresso após um período parado.

Depois de voltar aos treinos, para acelerar a recuperação e evitar problemas (como dores localizadas) que comprometam os seus próximos treinos, recomenda-se o uso de gelo entre 20 a 30 minutos no local da dor localizada. Isso irá diminuir ou cessar um eventual processo inflamatório.

A massagem é também boa opção após um treino de regresso para relaxar e soltar a musculatura trabalhada. Por fim, uma corrida leve ou mesmo uma caminhada no dia seguinte, oxigena os tecidos musculares e melhora eventuais futuras dores.

A alimentação, a hidratação e um descanso adequado, também estão dentro desse processo. São variáveis de extrema importância para facilitar a recuperação do treino.

 

Deixar Resposta