“Conspiração Institucional” na Rússia

0
2253

Anna Antseliovich, diretora-geral da agência antidoping Russa assumiu a presença de um sistema de doping “a larga escala” no país. Foi em entrevista ao “New York Times”, que a responsável  falou neste sistema, e aproveitou para negar que este tenha envolvido o Estado russo, como existiam suspeitas.

A russa falou de “conspiração institucional” não patrocinada pelo Kremlim; esquemas que facilitavam o acesso dos atletas ao consumo de substâncias proibidas que melhoram a performance.

A suspeita de doping na Rússia, com envolvimento estatal, levou à investigação do relatório McLaren. A primeira fase do relatório levou à proibição do comité olímpico russo de participar nos Jogos Olímpicos 2016. Já a segunda fase, denunciou o esquema do estado russo e o envolvimento de cerca de 1000 atletas dopados nos Jogos Olímpicos de verão Londres2010 e de inverno em 2014.

Anna Antseliovich disse-se “chocada” perante o resultado do relatório. Já na conferência de imprensa anual, Vladimir Putin admitiu que o doping é um problema na Rússia, no entanto “nunca foi criado um sistema estatal de doping ou de apoio ao doping”, diz o presidente russo.

Deixar Resposta