O Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS) subscreveu um importante acordo com a Agência Antidopagem dos Estados Unidos (USADA) que ajudará a proteger os desportistas limpos de todo o mundo.
O ICSS ampliará o alcance do DRO, a referência global de medicamentos online que permite a desportistas, técnicos e médicos conhecerem as substâncias específicas proibidas no Código Mundial Antidoping. Esta plataforma online foi desenvolvida pelas agências antidopagem do Reino Unido, Canadá, Suíça e Estados Unidos.
Em virtude do novo acordo, o ICSS e a USADA trabalharão conjuntamente pra que o DRO esteja disponível em mais países e idiomas, com o objetivo de que todos os desportistas do mundo possam ter acesso.
O acordo prevê a criação de uma aplicação móvel (Trusted Athlete App), interativa e de fácil manejo, que permita aos utilizadores saber se uma substância está ou não proibida e compartilhar informação. A aplicação estará disponível nas próximas semanas.
“Nunca como agora foi tão importante oferecer aos desportistas informação fidedigna acerca do doping. Este projeto vai beneficiar desportistas de todo o mundo”, explicou Edwin Moses, bi campeão olímpico e máximo responsável da USADA.