Cuidados a ter para prevenir a cárie dentária

0
291

A cárie dentária é uma doença infeciosa de origem microbiana, que se localiza nos tecidos duros dentários e afeta aproximadamente 90% da população. É provocada pela ação de determinadas bactérias que podem desencadear a destruição parcial ou total do dente.

É a presença destas bactérias na boca, associada a uma alimentação inadequada e a uma higiene oral deficiente, que facilita o aparecimento de cáries.

Recorde-se que em situações extremas, a cárie dentária pode originar infeções que nalguns casos, terão graves repercussões na saúde geral da pessoa. São muitos os exemplos de desportistas com lesões ocasionada pela cárie dentária.

Cuidados regulares

– Efetuar uma higiene oral diária correta;

– Escovar os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, com uma pasta fluoretada após as refeições. A escovagem noturna é a mais importante e não se deve ingerir mais alimentos após esta operação;

– Passar o fio dentário entre os dentes pelo menos uma vez por dia, idealmente à noite;

– Ingerir refeições nutricionalmente equilibradas e limitar ao máximo o “petiscar” entre as refeições;

– Se não for possível a escovagem após uma refeição principal, pode mascar uma pastilha elástica sem açúcar. Mas não se esqueça, as pastilhas nunca substituem a escovagem!

– Visitar o seu médico dentista regularmente. A utilização de algum suplemento de flúor, bem como a indicação para a realização de preenchimento de fissuras deve ficar sempre ao critério do médico

dentista.

Deixar Resposta